Em mais uma etapa da Operação ‘Curupira’, o Governo do Estado instalou a terceira base fixa para fiscalização e combate a ilícitos ambientais na manhã, desta segunda-feira (13), em Novo Progresso, sudoeste paraense. A ação integrada é articulada pelas secretarias estaduais de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Segup) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), com órgãos de segurança e fiscalização do Pará, para ampliar a presença do Estado em áreas consideradas críticas.
Esta ação representa mais um avanço do empenho do governo estadual e do rigor da rede órgãos estaduais e parceiros no combate às irregularidades ambientais. O secretário adjunto de Gestão Operacional da Segup, Luciano de Oliveira, destacou a importância da instalação da nova base.
“Instalamos a terceira base em Novo Progresso, município que, infelizmente, possui uma posição de destaque no desmatamento no Pará e, por isso, estamos implantando mais essa base com várias instituições do Estado participando. O nosso objetivo é combater toda a degradação ambiental em suas diversas formas, desde a exploração ilegal de minério ao desmatamento e tudo aquilo que tem atacado nosso patrimônio ambiental”, disse Luciano Oliveira.
A implantação da ‘Base Novo Progresso’ faz parte da terceira fase da “Operação Curupira”, que envolve, somente, nesta base, 85 agentes de segurança e a utilização de um helicóptero para apoio logístico. Servidores da Semas iniciaram os trabalhos no município, com o objetivo de fiscalizar e atuar na prevenção de crimes ambientais, com ênfase na diminuição do desmatamento da floresta amazônica na região.
Operação Curupira – Participam das ações as polícias Militar, Civil e Científica; Corpo de Bombeiros Militar; secretarias de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e de Administração Penitenciária (Seap). O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Segup, é responsável pelo apoio logístico e aéreo nas ações.