Por Gerson Nogueira
Uma operação de coleta de amostras de mel no comércio varejista, para análises físico-químicas, foi realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, a fim de combater a fraude na comercialização do produto no país. A análise incluiu a pesquisa de adulteração por açúcares C-4 (xaropes de milho ou de cana-de-açúcar). Depois de examinadas nos laboratórios de Defesa Agropecuária, foi constatado que 14,14% das amostras sofreram adulteração por açúcares C-4. Para avaliação físico-química, 31,61% apresentaram resultados não conformes. As não conformidades resultam em índices fora dos padrões regulamentares.
CONTAS
Os órgãos estaduais têm até 31 de março para entregar ao Tribunal de Contas do Estado o relatório com a utilização dos recursos públicos no exercício 2022. A prestação de contas anual de gestão é uma exigência do tribunal para que os gestores apresentem à sociedade o resultado das ações programadas ao longo do ano, “assim como a utilização dos recursos públicos sob a sua responsabilidade”. Cabe à Auditoria-Geral do Estado orientar os órgãos no preparo da prestação de contas, a fim de encaminhar ao TCE e deste para a Alepa.
ESCRAVIDÃO
A rede de atendimento que atua no acolhimento de vítimas de escravidão contemporânea em São Félix do Xingu participou de capacitação promovida pelo MPT PA-AP. O encontro, realizado em parceria com a Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento e Ministério Público do Pará, reforça as ações de combate ao trabalho em condições análogas à de escravidão e ao tráfico de pessoas. Foi o terceiro município a receber o projeto estratégico, que visa preparar a rede de atendimento para que saiba o seu papel em relação à prevenção, ao combate e ao pós-resgate.
PECUÁRIA
Com o lema “Produzir e Preservar”, um grupo de produtores e empresários lançou ontem, na sede da Faepa, a Associação Paraense Pecuária Forte, com o apoio da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e vários parceiros do setor privado. Entre os temas do seminário, prestigiado pela nata do agro paraense, estão a relevância dos fertilizantes de alta eficiência nas pastagens, suplementação estratégica de bovinos de corte em pastagens, sistemas e tecnologias para a produção pecuária de baixo carbono e outros tópicos, unindo produção e preservação.
EDUCAÇÃO
Dez escolas da rede municipal de ensino foram escolhidas pela Prefeitura de Belém para receber produtos permanentes e de consumo, na manhã de sexta-feira, 10. Através da Semec, foi iniciada a reposição de material permanente, que consiste em móveis e eletrodomésticos, e de itens de consumo, como cadernos e livros, para as 204 unidades de ensino da cidade. Isso equivale ao investimento de R$ 35 milhões de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e recursos próprios do município.
MULHER
A Fundação Santa Casa realiza hoje (11) uma ação voltada para cuidados da mulher e prevenção e detecção do câncer do colo do útero, em parceria com a Associação Paraense de Ginecologia e Obstetrícia e o Grupamento Fluvial da Polícia Civil. Através do Ambulatório da Mulher do hospital, serão disponibilizadas às mulheres que moram em ilhas e regiões ribeirinhas consultas médicas em ginecologia e realização de exames PCCU, colposcopia e biópsia. Uma equipe de 12 médicos voluntários participa da ação.
LINHA DIRETA
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em mais 18 cidades do país atingidas por desastres naturais. No Pará, o município de Oriximiná foi o único incluído, devido aos problemas causados pela erosão do solo.
Para valorizar o patrimônio cultural da região insular, a Prefeitura de Belém, através da Funbosque, lançou ontem o livro “Memória Patrimonial da Ilha de Caratateua”. A obra reúne resultados dos últimos 13 anos de atuação do Ecomuseu da Amazônia, em Caratateua.
Durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), em Portugal, encerrada no domingo (5), o secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa, se reuniu com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, tratando da abertura de um escritório da agência na Amazônia, com sede em Belém.
O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), garantiu em reunião com a diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), apoio à PEC do Diploma. A proposta visa corrigir decisão do STF, de 2009, que aboliu a exigência da formação de nível superior em Jornalismo como pré-requisito para o exercício da profissão.
A Inspirali, vertical de Medicina do Ecossistema Ânima, anuncia que o Projeto Missão Amazônia, que levou alunos e professores para atendimento de saúde gratuito a ribeirinhos no rio Tapajós em 2022, passa a integrar o calendário regular de serviços de saúde da região a partir de 2023.