Pará

COVID-19: veja onde se vacinar em Belém, Ananindeua e Marituba

Em Ananindeua, a vacinação contra a Covid-19, com as vacinas bivalente e monovalente, continua nesta semana, de 20 a 24 de março. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.
Em Ananindeua, a vacinação contra a Covid-19, com as vacinas bivalente e monovalente, continua nesta semana, de 20 a 24 de março. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

A vacina bivalente contra a Covid-19 está disponível nos postos de saúde de Belém, Ananindeua e Marituba, municípios da região metropolitana. Confira a seguir o que levar para poder tomar o imunizante e os locais indicados nas três cidades.

Em Belém, desde a última segunda-feira, 6, a Prefeitura iniciou a aplicação da vacina para pessoas com idade a partir de 60 anos. O imunizante pode ser encontrado em qualquer uma das 80 salas de imunização espalhadas pela capital. Para quem ainda não está na faixa etária, segue disponível a vacina monovalente.

Também podem tomar a vacina bivalente pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade e idosos em instituições de longa permanência, além de trabalhadores dessas instituições. O imunizante é liberado, anda, para indígenas, quilombolas e ribeirinhos que tenham a partir de 12 anos.

Está apto a receber a bivalente quem já tomou, no mínimo, duas doses da vacina monovalente, que corresponde ao imunizante que vem sendo aplicado habitualmente contra a covid-19. É necessário ter tomado a última dose há, pelo menos, quatro meses.

Para quem ainda não pode tomar a bivalente, a prefeitura segue aplicando as vacinas monovalentes. Estão disponíveis a Pfizer Baby, para início do esquema em crianças com comorbidade, na idade de 6 meses a 2 anos e, também, para completar o esquema de criança de 6 meses a 4 anos – com ou sem comorbidade – que já tenha iniciado o esquema com essa vacina.

A coronavac também está disponível, para os seguintes grupos: crianças e adolescentes com idade de 3 a 17 anos, para primeira e segunda doses ou primeiro reforço; e pessoas com idade de 18 a 59 anos, para primeira e segunda doses e os dois reforços seguintes.

Documentação

Para se vacinar é preciso apresentar documento de identificação com foto e cartão de vacinação. Para as pessoas imunocomprometidas, além desses documentos, é necessário apresentar laudo para a comprovação da condição.

Locais de vacinação

Unidades Municipais de Saúde
Horário: 8h às 17h (segunda a sexta-feira).

Hospitais Militares
– Aeronáutica – 8h às 17h (segunda a sexta-feira);

– Exército – 8h às 12h (segunda a sexta-feira);

– Naval – 8h às 12h (terça e quinta feira).

Universidades: segunda a sexta-feira – 9h às 17h

– Unama
– Fibra
– Unifamaz
– Uepa (Escola de Enfermagem Magalhães Barata).

ANANINDEUA

A prefeitura de Ananindeua divulgou o calendário vacinal contra covid-19 de 06/03 a 10/03. Veja abaixo documentação necessária, os imunizantes disponíveis e os locais de vacinação.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: RG, CPF ou Cartão SUS e o cartão de vacinação.

PFIZER BEBÊ

1ª DOSE: Vacinação destinada às crianças de 06 meses a 04 anos de idade.

2ª DOSE: Vacinação destinada às crianças de 06 meses a 04 anos de idade, com intervalo de 04 semanas;

3ª DOSE: Vacinação destinada às crianças de 06 meses a 04 anos de idade, com intervalo de 08 semanas da 2 dose;

PFIZER ADULTO
2ª DOSE: Vacinação destinada às pessoas com 12 anos ou mais, que tenham intervalo de 28 dias após a aplicação da primeira dose;

3ª DOSE: Vacinação destinada às pessoas com 12 anos ou mais, que tenham intervalo de 04 meses completos após a aplicação da segunda dose, independente do imunizante utilizado nas doses anteriores;

4ª DOSE: Pessoas com 18 anos ou mais, com intervalo de 04 meses completos após a aplicação da terceira dose, independente do imunizante utilizado nas doses anteriores.

5ª DOSE: Vacinação destinada à idosos com 60 anos ou mais, e adultos com 18 anos ou mais imunocomprometidos que tenham intervalo de 04 meses completos após a aplicação da quarta dose, independente do imunizante utilizado nas doses anteriores.

CORONAVAC
1ª DOSE: Vacinação destinada às crianças de 03 a 11 anos sem comorbidades, e demais pessoas a partir de 12 anos;

2ª DOSE: Vacinação destinada às crianças de 03 a 11 anos sem comorbidades, e demais pessoas a partir de 12 anos que estejam com intervalo de 28 dias completos após a primeira dose;

3ª DOSE: Vacinação destinada às pessoas com 12 anos ou mais, que tenham intervalo de 04 meses completos após a aplicação da segunda dose, independente do imunizante utilizado nas doses anteriores;

4ª DOSE: Vacinação destinada às pessoas com 18 anos ou mais, que tenham intervalo de 04 meses completos após a aplicação da terceira dose, independente do imunizante utilizado nas doses anteriores.

BIVALENTE – VACINA DE REFORÇO
DOSE DE REFORÇO: Destinada para pessoas de 70 anos ou mais; Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (12 anos ou mais), abrigados e trabalhadores dessas instituições; Imunocomprometidos; Comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas que tenham no mínimo esquema primário completo (1 dose + 2 dose) e estejam com intervalo de no mínimo 4 meses após a última aplicação, independente do imunizante utilizado nas doses anteriores.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: Para vacinar a primeira dose: RG, CPF ou Cartão SUS. Para vacinar a segunda, terceira ou quarta dose: RG, CPF ou Cartão SUS e o cartão de vacinação.

Horário: 08h às 12h
Locais:
UBS Ariri
UBS Atalaia
UBS Aurá
UBS Carnaúba
UBS Carlos Guimarães
UBS Cidade Nova IV
UBS Cristo Redentor
UBS Curuçambá Rural
UBS Cristo Rei
UBS Falcolândia
UBS Guajará I
UBS Helena Barra
UBS Heliolândia Rural
UBS Jardim Nova Vida
UBS Jaderlândia II
UBS Jardim Amazônia
UBS José Araújo
UBS Lucília Bráulio
UBS Nova Águas Linda
UBS Nova Esperança II e III
UBS Nova União
UBS Novo Cristo
UBS Una
UBS Park Laguna
UBS Pérola I e II
UBS Saré
UBS Warislândia

Horário: 8h às 16h
Locais:
UBS Ananindeua Centro
UBS Águas Brancas
UBS Águas Lindas
UBS Coqueiro
UBS Distrito Industrial
UBS Elo I e II
UBS Icuí
UBS Julia Seffer
UBS Nova Zelândia
UBS Paulo Frota
UBS Pedreirinha
UBS Roraima – Amapá
UBS Paar

MARITUBA

Pessoas com mais de 60 anos e pessoas com comorbidades acima de 12 anos podem procurar as Unidades de Saúde de Marituba a partir desta segunda-feira (06), até o dia 10 de março para tomar a vacina bivalente contra a Covid-19. Esta é a segunda fase da vacinação com este tipo de imunizante cuja primeira fase foi realizada na semana passada.

Também podem se vacinar pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições e Indígenas e quilombolas (a partir de 12 anos).

A vacina bivalente protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron. Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Cristiane Pinheiro, o município prossegue a imunização com todas as unidades abastecidas pelo imunizante.

Para a vacinação com a bivalente é obrigatório o esquema primário (1º e 2 ° dose ou 3° e/ou 4° doses) com prazo mínimo de 04 meses da última dose. Para isso basta apresentar o Cartão SUS, documento oficial com foto e cartão de vacina. Imunossuprimidos devem apresentar a comprovação (laudo médico) e cartão de vacina.

São consideradas situações de imunossupressão pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medulaóssea, pessoas vivendo com HIV, pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides, pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão, pessoas com imunodefiencias primarias, pessoas com doença renal crônica em hemodiálise, pacientes oncológicos que realizam tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 06 meses, pessoas com neoplasia hematológica.

Serviço:
Campanha Bivalente contra Covid-19

PONTOS E HORÁRIOS DE VACINAÇÃO
08:00 AS 14:00

ESF SANTA CLARA
ESF JOSE COELHO SERRÃO
ESF SANTA LUCIA
ESF RIACHO DOCE
ESF MANOEL PAIVA
ESF BELA VISTA
ESF CELINA LAMEIRA
ESF ADALUCIO CALADO
ESF PASTOR ARIMATEIA (CANAÃ)

AS DEMAIS COM FUNCIONAMENTO
DE 08:00 às 16:00.

2° FASE – DIA 06/03
PESSOAS DE 60 ANOS A 69 ANOS E ACIMA DE 12 ANOS COM COMORBIDADES.

3°FASE. -20/03
GESTANTES E PUERPERAS.

4° FASE.-17/04
TRABALHADORES DE SAÚDE.

5° FASE.-17/04
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PERMANENTE (A PARTIR DE 12 ANOS)
TRABALHADORES DO SISTEMA PRISIONAL.
POPULAÇÃO PRIVADA DE LIBERDADE.
ADOLESCENTES CUMPRINDO MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS.