Entretenimento

Negra Li confirma que Sol de "Vai na Fé" foi inspirada em sua história

Negra Li canta o tema de abertura da novela e diz que a música já é sucesso em seus shows FOTO: DIVULGAÇÃO
Negra Li canta o tema de abertura da novela e diz que a música já é sucesso em seus shows FOTO: DIVULGAÇÃO

TEXTO: Agência O Dia

Após 25 anos de carreira, Negra Li dá voz, pela primeira vez, à música de abertura de uma novela da TV Globo. “Vai na Fé”, trama das sete que estreou em janeiro na emissora, se passa na Zona Norte do Rio e traz uma mensagem de esperança por dias melhores. Sucessor de “Cara e Coragem”, o folhetim tem agradado ao público e, para a cantora, isso é resultado da representatividade da narrativa.

“Assim como o público, eu me identifiquei bastante. Porque a gente sabe da nossa luta diária, da nossa luta como mulher, como mulher preta, para quem veio da periferia. Então a fé é um legado da minha família, foi uma coisa que eu sempre carreguei. E fé é esperança”, afirma. “Esses dias eu li que ‘Vai na Fé’ bateu recorde de audiência para uma novela das sete. Eu fiquei muito feliz e acho que isso tem a ver com representatividade, com identidade. A gente se viu ali, a gente se identificou com a história, e não foi diferente com a letra da música. Foi muito especial para mim. Já estou cantando ela nos shows e está fazendo muito sucesso, ela se vende sozinha”, garantiu.

Negra Li ressalta ainda a relevância social de uma novela que destaca a vida real da periferia, reflexo da realidade de milhares de pessoas negras. “É muito louco chegar no futuro. Coisas que a gente sonhava e enxergava quando era mais nova, quando era criança. Como era sofrido ser invisível. Acho que até hoje tem muita invisibilidade. Estamos avançando a passos lentos mas não podemos deixar de ficar felizes, celebrar essa conquista”, analisou.

“Eu digo isso porque onde eu estou, por exemplo, eu vou dar uma volta e não vejo ninguém que seja como eu, a não ser aqueles que estão servindo. Então, assim, se ver na novela, que é um grande portal, é muito empolgante. Ao mesmo tempo, você tem um olhar desconfiado, tipo: ‘Até quando vai permanecer? Não é só por modinha não, né? A gente quer continuar’. Então, ao mesmo tempo que a gente tem que celebrar, temos que ficar atentos para que não seja só por um momento, e sim levar isso como uma normalidade. Que isso seja comum de se ver, não seja mais uma surpresa. Tomara que isso se torne uma constante, uma realidade”, espera a cantora.

Inspiração para autora

Criada e escrita por Rosane Svartman, “Vai na Fé” conta a história de Sol, interpretada por Sheron Menezzes. Uma mulher negra da periferia do Rio que no passado fez sucesso nos bailes funks, mas que atualmente canta no coral da igreja e vende marmitas para sustentar a família. Ao passar por uma dificuldade financeira, ela acaba tendo que voltar aos palcos, mas sem abandonar sua fé. Entretanto, o que poucas pessoas sabem é que essa personagem foi inspirada na vida de Liliane de Carvalho, a Negra Li.

“A autora me procurou após a festa de abertura da novela para me falar: ‘Você lembra de um papo que a gente teve? Então, a gente se inspirou na sua história’. E quando a ficha caiu eu mandei uma mensagem para o grupo de imprensa e falei: ‘Gente, olha o que está acontecendo. É como se eu tivesse uma homenagem ainda em vida, jovem. O meu legado sendo visto, as pessoas repararem em mim como essa mulher de fé. E eu não achava que as pessoas notavam isso em mim’”, contou.

Sheron Menezzes vive Sol, a protagonista de “Vai na Fé” FOTO: DIVULGAÇÃO
Cantora fez teste para interpretar a protagonista da trama das sete

“Eu não estou tendo tempo de assistir a todos os capítulos da novela, mas a minha mãe mandou um áudio falando assim: ‘Filha, tudo a ver com você! Ela chegou do trabalho, agradeceu a Deus. Nossa, sua cara essa novela’. E minha mãe nem sabia ainda que tinha essa inspiração da autora sobre a minha história. A minha trancista disse a mesma coisa: ‘Nossa, Li, eu vejo você ali, acredita? Ela tem dois filhos igual você’, e foi citando várias coisas. Acho que são as características de personalidade que as pessoas que me conhecem estão percebendo, e isso é muito legal. Eu fiquei emocionadíssima, chorei. É lindo de ver”, vibrou a artista.

“Foi um presente para mim cantar na abertura, coisa que nunca tinha acontecido em 25 anos de carreira. Já tinha músicas que foram temas de algumas novelas, mas abertura foi a primeira vez. E a Sheron também disse que foi a primeira vez em 20 anos que ela faz uma protagonista”, ressalta a cantora, que afirma se sentir muito representada pela atriz. “Quando a gente se conheceu, por acaso, dentro do avião, a gente sentou uma do lado da outra, começamos a conversar sobre nossas vidas e parecia que a gente se conhecia há anos”, contou.

Negra Li revela ainda que também fez o teste para interpretar a Sol, e que ficou muito feliz quando soube que Sheron Menezzes tinha ficado com o papel. “Quando eu descobri que era ela que estava fazendo o teste comigo, eu falei: ‘aí é covardia, né?’. E a produtora de elenco disse: ‘ué, mas ela falou a mesma coisa de você’. E eu mandei mensagem para ela na hora”, lembrou Negra Li, aos risos.

“Além de ser inspiração, eu acreditei na sinergia, nós duas fomos presenteadas de forma parecida. Eu na abertura, e ela como protagonista. Então eu estou triplamente feliz por conta de tudo isso. Comecei o ano de 2023 com esse presente e só tenho a agradecer. A palavra deste ano é gratidão”, afirmou.