Aline Rodrigues/Diário do Pará
O multi-instrumentista e produtor musical Manoel Cordeiro comanda a celebração dos oito anos do Espaço Cultural Apoena hoje, 10, às 20h, com o Baile do Papai. O guitarrista convida Nelsinho Rodrigues, Layse, Aninha Odalisca do Brega e DJ Maderito para se juntarem a ele nessa grande festa. O anfitrião ainda promete levar camisas do Baile para sortear entre os pés de valsa da noite.
Mestre Cordeiro se apresenta pela primeira vez no espaço e já chega celebrando o aniversário. “Isso para mim é uma um lance muito legal, além da força que a gente já tem no coletivo que é o baile, a gente vai trazendo Nelsinho Rodrigues e Aninha Odalisca, de uma cena anterior ao brega, e traz também a Layse, de uma cena atual do brega. Isso é uma das coisas que a gente privilegia no baile, essa transmissão através das gerações da nossa cultura, dos nossos hábitos, do nosso jeito de ser”, falou Cordeiro.
O músico ainda destaca como o Apoena tornou-se um lugar multissensorial de imersão cultural, que abraça os sons e artistas paraenses, além dos cheiros e saberes ancestrais da região. “Hoje quando se fala ‘onde vamos ouvir música do Pará?’, ‘onde se dança a música do Pará?’, é no Apoena, que virou referência. Para o artista é muito importante ter um espaço como esse porque solidifica o trabalho”.
O Papai Cordeiro ainda confessa que pensa em voltar a morar no Pará – ele atualmente reside principalmente em São Paulo – e diz que fica feliz, diante de uma possível volta, em ter um espaço como o Apoena, que acolhe a música há anos. “Então, com certeza vai ser uma festa muito emocionante de comemorar o aniversário, reviver amigos, comemorar minha primeira vez nesse espaço tão legal e querido”, completa.
A noite deve ser ao som de muitos clássicos da música paraense: lambada, brega, guitarrada e carimbó. Cordeiro prometeu músicas de seus três discos solo: “Sonora Amazônia”, “Guitar Hero Brasil” e pelo menos duas do disco mais recente, ainda não lançado no Brasil e gravado em parceria com a banda Os Desumanos, formada por ele, o filho, Felipe Cordeiro, Kassin, Liminha e Pedro Garcia.
“Vai ser uma noite bonita porque vai ter um repertório de clássicos da Aninha Odalisca, que está retornando ao Brasil, do Nelsinho Rodrigues que é tsunami, um cara fantástico, carismático, quando começa a cantar a galera não para mais. Um cara tão simples, mas ao mesmo tempo tão potente e poderoso. E ainda tem a Layse, uma cantora nova, jovem, mas que tem um gosto por um repertório fantástico”, contou Cordeiro.
Segundo Anderson Moura, um dos proprietários do espaço, é gratificante completar mais um ano e receber o guitarrista para celebrar a data. “O espaço é um difusor da música criada no estado do Pará, importante palco para cena local, música autoral e como um lugar de incentivo à cultura da Amazônia. A gente teve essa ideia de convidar o mestre Manoel Cordeiro para se apresentar pela primeira vez no palco do espaço. Para gente é uma honra recebê-lo, um mestre que já tocou com tanta gente, já fez tanto trabalho legal e influencia muitos outros guitarristas da nova geração”.
“É importante dizer que as comemorações se estendem para um presente que a gente recebeu nesse ano. Nós conseguimos a aprovação no edital da Natura Musical para apresentar a terceira edição do Festival Apoena, através da Lei Semear”, completa Anderson, já convidando os fãs do espaço para esse próximo momento de celebração da música paraense.
APROVEITE
Baile do Papai Manoel Cordeiro
Quando: Hoje, 10, a partir das 20h
Onde: Espaço Cultural Apoena (Av. Duque de Caxias, 450 – altos, esq. c/ Tv. Antônio Baena).
Quanto: R$ 20