Bola

Ex-técnico da Tuna estuda destino

Josué Teixeira saiu da Lusa sem conseguir fazer o time deslanchar. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.
Josué Teixeira saiu da Lusa sem conseguir fazer o time deslanchar. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

Nildo Lima

Enquanto a diretoria da Tuna Luso procurava o seu substituto, até pelo menos o fechamento desta edição, o técnico Josué Teixeira já tem mais ou menos acertado o seu destino no futebol. O treinador revelou que deve ir para Portugal, onde não atuará à beira das quatro linhas dirigindo alguma equipe daquele país. Segundo o relato do treinador, que entregou o cargo à direção da Lusa, após a derrota, por 2 a 1, diante do Clube do Remo, no último final de semana, ele deve trabalhar como diretor técnico de um clube lusitano.

Teixeira não informou qual seria o clube da Europa que lhe fez o convite. “É uma proposta que ainda estou analisando em conjunto com meus familiares”, declarou. O fato de não ter fechado ainda sua transferência para o futebol do exterior faz com que Teixeira prefira não colocar “a carroça adiante dos bois”, como se diz, mantendo em segredo o nome de seu possível novo clube. A única coisa revelada pelo ex-treinador alviverde é que se trata de uma agremiação, no estilo SAD (Sociedade Anônima Desportiva), montada por um grupo de brasileiros com penetração no futebol de Portugal.

No futebol paraense, Teixeira já teve passagens pelo Clube do Remo, para o qual trouxe o goleiro Vinícius, ídolo da torcida do clube, Caeté e Tuna Luso. O currículo do treinador conta com passagens também pelo Fluminense-RJ, Avaí-SC, Internacional-RS, ABC-RN, Cuiabá-MT e Macaé-RJ.

Josué Teixeira assumiu a Lusa na 3ª rodada da Série D do Brasileiro de 2022, substituindo Emerson Almeida, No período em que esteve na Vila Olímpica, ele comandou a equipe alviverde em 19 partidas oficiais. Foram quatro vitórias, seis empates e nove derrotas.
Enquanto a diretoria não fecha a contratação do novo técnico, o elenco tunante vem sendo comandado pelo treinador do sub-20 do clube, Rodrigo Reis, que tem como seu auxiliar na preparação física do grupo, Emerson Rocha.

QUEM ASSUME?
Alguns treinadores já tiveram seus nomes especulados para assumir a direção do plantel tunante. Casos de Emerson Almeida, Robson Melo e João Neto, o Netão. Os dois primeiros tiveram passagens pelo clube recentemente e estão atualmente no Tapajós e Caeté, respectivamente. Já o último trabalha na base do Paysandu, no momento.