Pará

Vila de Alter do Chão completa 265 anos

Aniversário da vila é realizado em parceria entre entidades, instituições e a Prefeitura de Santarém. Foto: Agência Santarém
Aniversário da vila é realizado em parceria entre entidades, instituições e a Prefeitura de Santarém. Foto: Agência Santarém

A vila balneária de Alter do Chão completou 265 anos de fundação. Para comemorar esses mais de dois séculos de existência, foi realizada a tradicional programação de aniversário, nessa segunda-feira, 06, com a confecção de um bolo com 53,7 metros de extensão, produzido por 26 entidades e instituições, em parceria com a Prefeitura de Santarém. O corte e a distribuição do bolo aconteceram na Praça 7 de Setembro. A animação ficou por conta da equipe Cultural de Alter do Chão.

A produção do bolo começou há pelo menos 40 anos com as senhoras do Clube de Mães de Alter do Chão, que resolveram homenagear a vila. A partir disso, todos os anos, a extensão aumenta, resultando em uma linda tradição de confraternização entre os moradores e visitantes.

O presidente do Conselho Comunitário de Alter do Chão, Mauro Vasconcelos, falou sobre a tradição do aniversário e, também, sobre a alegria de participar da festa.

“É um prazer muito grande a gente receber todos que vem prestigiar o aniversário da nossa Pérola. Alter do Chão é uma vila abençoada por Deus. Nós temos as nossas divergências e nossas dificuldades, mas no dia do aniversário nos reunimos em prol do objetivo de realizar o aniversário da Vila. Eu acho isso muito bonito! Muito importante para todos nós.  Graças a Deus, a vila abraçou essa tradição, e de um certo tempo pra cá, as associações adotaram a festa, e desde então, as associações fazem o seu bolo e trazem para a praça e juntam todos eles e, posteriormente, confraternizam com as pessoas”.

Nilva Borari, integrante da Associação Kuximawara Borari, das Mulheres Artesãs e Artistas de Alter do Chão, comentou sobre a celebração do aniversário da vila. “O aniversário de Alter é  um momento de celebração, de encontro das pessoas, é uma tradição que nós temos muito orgulho de preservar. Aqui as entidades, as famílias e as pessoas fazem o seu bolo e trazem para confraternizar com todos. Eu fico muito feliz, é uma alegria muito grande poder participar dessa festa. Alter é isso, alegria e confraternização”, exaltou.