Notícias

Aliado de Bolsonaro mantém indicado em agência de mineração no Pará

Valor repassado refere-se à distribuição regular de janeiro da cota-parte da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM); estados que mais receberam foram o Pará e Minas Gerais
Valor repassado refere-se à distribuição regular de janeiro da cota-parte da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM); estados que mais receberam foram o Pará e Minas Gerais

Por Gerson Nogueira

De forma surpreendente, setores bolsonaristas do Pará continuam a ter influência nos gabinetes de Brasília. Pelo menos é o que demonstra a nomeação de Rafael Ferreira Porto para a gerência regional da Agência de Mineração do Pará, indicado pelo deputado Joaquim Passarinho (PL-PA), notório defensor dos garimpeiros e ex-vice-líder de Bolsonaro na Câmara Federal. Passarinho foi um dos apoiadores do ex-presidente nas eleições de 2022 e nas mobilizações golpistas pós-pleito. A nomeação, oficializada na terça-feira (28/02), é temporária, válida até 18 de março, mas está sob fogo cerrado da base aliada do governo.

MARIELLE

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Instituto Paulo Fonteles e a comissão de organização do projeto “Acervo de Memórias, Histórias, Direitos Humanos e Cidadania”, da UFPA, vai lançar em maio a cartilha educativa “Marielle: Direitos Humanos e Anti Racismo na Infância”. A cartilha vai subsidiar o trabalho pedagógico dos educadores em relação à diversidade étnico-racial no contexto escolar, contribuindo para efetivar ações de combate ao racismo e potencializar práticas pedagógicas antirracistas já existentes na rede de ensino de Belém.

BOLSAS

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) esclarece que, após os trâmites necessários, o pagamento das bolsas de mestrado e doutorado, referente a janeiro e fevereiro de 2023, bem como os valores relativos ao reajuste aprovado, será disponibilizado até o dia 8 de março. Ao mesmo tempo, a Uepa realiza junto à Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e à Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad), um esforço para a manutenção e ampliação das bolsas, a fim de honrar o compromisso de assegurar a produção de conhecimento científico.

ITAÚ

Foram 11 demissões em dois meses. Este é o saldo negativo do quadro de empregados e empregadas no Itaú em todo o Pará. Os números chamaram a atenção do Sindicato dos Bancários, que acionou o setor de relações sindicais do banco em busca de explicações. Dos 11 desligamentos, 10 foram sem justa causa e, apesar de o banco dizer que contratou 30 pessoas, nesse mesmo período, totalizando um saldo de 20, as demissões não se justificam, denuncia o diretor sindical Sandro Matos. “As metas não batidas não deveriam ser motivo de demissão”, acrescenta.

JORNALISTAS

O ano de 2022 marcou um novo recorde de agressões contra jornalistas no Pará com 21 casos registrados de violência, superando 2015, que era até então o ano mais violento com 13 ataques. A maioria das ocorrências estão relacionadas com política e as eleições no ano passado. Os dados constam do I Relatório de Violência contra Jornalistas e a Liberdade de Imprensa do Pará, lançado pelo Sindicato de Jornalistas no Pará (Sinjor) na quinta-feira, 2, na Unama, com a presença da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Expressão da OAB, da Polícia Militar e da Secom do governo do Estado.

CONSTRUÇÃO

Segundo dados do IBGE, a construção civil apresentou saldo de 6,9% de contribuição com o PIB do país no ano de 2022, o que expõe a relevância da indústria para a economia, além de ser uma grande impulsionadora de outros setores fundamentais, gerando emprego e renda aos cidadãos. Mesmo com o bom resultado, entidades do segmento entendem que é possível contribuir mais para a soma final dos bens e serviços do Brasil. O entrave está na alta dos insumos, no aumento no valor do frete e na elevação das taxas de juros dos financiamentos habitacionais.

SUPERINTENDÊNCIA

Será realizada, no próximo dia 8 de março, a posse do delegado José Roberto Peres na Superintendência Regional da Polícia Federal, em cerimônia no auditório do órgão, às 16h. A programação terá a participação do diretor geral da PF, Andrei Augusto Passos Rodrigues. Natural de Minas Gerais, José Roberto é formado em Tecnologia da Computação pelo ITA, Direito pela Universidade de Uberaba, possui MBA em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e cursa Mestrado em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina.

RIBEIRINHOS

A Inspirali, vertical de Medicina do Ecossistema Ânima, anuncia que o Projeto Missão Amazônia, que levou alunos e professores para atendimento de saúde gratuito a ribeirinhos no rio Tapajós em 2022, passa a integrar o calendário regular de serviços de saúde da região a partir de 2023. A primeira expedição do ano começa no dia 8 de março, com uma equipe de 30 estudantes e oito professores de seis escolas de Medicina a bordo do barco-hospital Abaré. A expectativa é atender 2 mil pessoas durante dez dias de viagem entre Belterra e Aveiro.

SEGURO

Os paraenses estão mais conscientes sobre a importância de proteger o seu futuro e o de suas famílias. Segundo dados da Susep, os prêmios de Seguro de Vida e Acidentes Pessoais registraram crescimento de 25,7% no Pará em 2022. Em termos nacionais, as principais seguradoras têm movimentado uma quantia superior a R$ 14 bilhões em indenizações referentes a sinistros de seguro de vida, segundo dados da Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada).

LINHA DIRETA

Golpistas estão se aproveitando da procura por renegociação de dívidas para tentar aplicar golpes. Além de monitorar ferramentas digitais para derrubar perfis falsos nas redes sociais e sites fraudulentos, as empresas reforçam orientações para ajudar o consumidor a se prevenir dos criminosos.

Muitas vezes, através de aplicativos de mensagens, os consumidores podem receber mensagens com um boleto (semelhante a um original) pronto para o pagamento. Sem perceber a adulteração, o consumidor pode acabar fazendo a operação e, nesse caso, o valor é direcionado ao fraudador.

A Câmara Municipal de Belém realiza na terça-feira (7) uma sessão especial em homenagem às mulheres. Mais de 20 mulheres receberão medalhas e diplomas pela contribuição à sociedade e ao desenvolvimento do município.

A Polícia Civil já restabeleceu a conexão do sistema de emissão de Certidão de Antecedentes Criminais. A plataforma estava indisponível desde 25 de fevereiro. A Certidão de Antecedentes Criminais é um documento essencial para processos de concursos públicos e habilitação a empregos.

A Faculdade de Psicologia da UFPA reunirá sua comunidade docente e discente, autoridades e profissionais da área para celebrar os 50 anos de criação do curso. A solenidade será no dia 24 de março e ocorrerá no Centro de Eventos Benedito Nunes.

Técnicos da Conab realizam neste fim de semana o cadastro de Unidades Armazenadoras (UAs) na região de Santana do Araguaia e São Félix do Xingu. As informações coletadas irão compor o Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras, que é gerido pela estatal.

A Uepa nomeou, em fevereiro, mais de 140 servidores efetivos. Eles vão tomar posse nos cargos de técnico-administrativos ainda em março. A chamada foi possível devido aos esforços do Governo do Pará que aprovou o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações, e ampliou o número de vagas para servidores efetivos da instituição.

A Fundação Amazônia Sustentável desenvolve um projeto de telessaúde, atendendo 2.373 moradores de localidades remotas e capacitando 1.216 agentes de saúde e comunitários. O trabalho é realizado por meio de 97 pontos de conectividade, instalados em 22 municípios, 22 Unidades de Conservação e 18 Terras Indígenas na Amazônia.

Pesquisa do Instituto Datafolha, a pedido do Sindicato da Micro e Pequena Indústria de S. Paulo, revela uma queda nas contratações entre dezembro e janeiro em todo o país. O Índice de Contratação e Demissão ficou negativo em 99 pontos. O conjunto Centro-Oeste/Norte é o que mais demitiu, com 16% de vagas fechadas.