Pará

Cristiano Vale toma posse como prefeito de Viseu

Na manhã da última sexta-feira, 3, em sessão especial e solene da Câmara Legislativa Municipal, de Viseu, foram empossados Cristiano Vale (PP) e Mauro da Serra (MDB). Foto: Divulgação
Na manhã da última sexta-feira, 3, em sessão especial e solene da Câmara Legislativa Municipal, de Viseu, foram empossados Cristiano Vale (PP) e Mauro da Serra (MDB). Foto: Divulgação
Na manhã da última sexta-feira, 3, em sessão especial e solene da Câmara Legislativa Municipal, de Viseu, foram empossados Cristiano Vale (PP) e Mauro da Serra (MDB), para os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito de Viseu. Com várias homenagens, a cerimônia aconteceu no Ginásio Albino Junior e contou com grande público.
Em seu primeiro ato oficial e em cumprimento ao programa de governo, o prefeito Cristiano Vale, assinou e encaminhou a Câmara, os projetos de lei para a criação das secretarias da mulher, da juventude, de turismo e de transporte, além da instituição da Sub-Prefeitura regional do Segundo Distrito.
Em seu discurso, Cristiano Vale assumiu o compromisso de trabalhar por todos os viseuenses, independente do voto em 05 de fevereiro ou grupo político.
Além dos vereadores Paulo Barros, Avelino Siqueira, Francinaldo, Murilo, Finha, Fena, Abudy, Chagas e Moisés Paixão, participaram da cerimônia primeira-dama Lígia Vale, Rosiene Silva (esposa do vice-prefeito), os deputados Lu Ogawa e Renato Oliveira, o ex-prefeito Isaías Neto, o Conselheiro Lúcio Vale, e Leonardo Vale (irmãos de Cristiano Vale), o Prefeito de Carutapera-Ma Dr. Airton Marques, o Padre Gilsomar, o Pastor Marcos Eliezer, e várias lideranças políticas.
A ELEIÇÃO SUPLEMENTAR
O ex-deputado federal Cristiano Vale foi eleito no dia 5 de fevereiro deste ano em eleição suplementar na cidade. À frente da chapa “Voltando pra cuidar da gente”, ele teve a preferência de 54,21% dos eleitores, ou 17.754 mil dos votos.

Em segundo lugar ficou Maria Rosalina Ribeiro dos Santos, a “Mãe da Carla Parente”, que concorreu pelo PSD e teve 45,79% dos votos (14.994 mil), junto do vice Zé Nobre (PSDB), com a chapa “Construindo uma nova história”.

A realização de pleito extra foi decidida pela Justiça Eleitoral após o afastamento do prefeito Isaias José Silva Oliveira Neto (PL) e seu vice, Franklin da Costa Sousa (MDB), acusados de abuso do poder político nas eleições municipais de 2020, quando concorreram à reeleição.

No final de setembro do ano passado o ministro do TSE, Benedito Gonçalves, deferiu tutela cautelar para o afastamento imediato dos dois dos cargos de prefeito e vice-prefeito de Viseu. Hoje a cidade é administrada interinamente pelo presidente da Câmara de Vereadores. O novo mandato encerra em dezembro de 2024.