Pryscila Soares
Saber quantos litros de combustível o veículo consome por quilômetro rodado é uma forma de descobrir se o consumo de combustível está normal ou elevado. Alguns veículos já saem de fábrica com um recurso eletrônico que faz esse cálculo automaticamente. Mas para aqueles que não dispõem dessa ferramenta, é possível fazer esse cálculo manualmente. Entre as situações que elevam o consumo de combustível estão o uso frequente do ar-condicionado, a troca de marcha no tempo errado e a falta de manutenção no veículo.
O engenheiro mecânico e instrutor de mecânica automotiva do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Francisco David Silva, explica que nos veículos que possuem o recurso eletrônico é informado o consumo médio de combustível por espaço percorrido.
Para calcular manualmente, ao abastecer, o motorista deve anotar a quantidade de litros, checar o nível de combustível do veículo após o abastecimento e verificar a quantidade de quilômetros percorridos ao abastecer.
“A quilometragem vai sempre aumentando. Se está em 30 mil km e coloquei 20 litros de combustível, vou acompanhar o consumo desses 20 litros. Quando o marcador do nível de combustível voltar para onde ele estava antes de abastecer, verifico quantos quilômetros foram acrescidos ao rodar com esses 20 litros. Se rodou 100 km e coloquei 20 litros, divido 100 por 20 e, com isso, vou saber que fiz 5 km por litro de combustível, por exemplo”, detalha.
EFICIÊNCIA
De acordo com o engenheiro mecânico, para saber quantos quilômetros o veículo deve rodar por litro de combustível, o proprietário pode verificar essa informação no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, uma iniciativa do Inmetro que classifica os veículos produzidos no Brasil de acordo com a sua eficiência energética, ou seja, o seu consumo de combustível.
Se o motorista perceber que o carro está consumindo combustível num nível mais elevado do que o preconizado na tabela, esse condutor deve verificar o motivo do problema, que pode ser a forma de dirigir ou a falta de manutenção no motor e no veículo de forma geral.
“Tem motorista que demora muito para fazer a mudança de marcha. Existe um momento exato para trocar, caso contrário, o carro acaba aumentando o consumo de combustível, porque isso força o motor. Você acelera o carro, chegou a 30 km, já pode passar para a terceira. O próprio ar-condicionado é um dos maiores vilões. Quando você liga, o motor passa a fazer um esforço maior e esse esforço é compensado queimando mais combustível”, pontuou o especialista.
MANUTENÇÃO
Outra questão que influencia no aumento de consumo do combustível é não realizar as manutenções preventivas e corretivas nos veículos.
“Rodar com pneus baixos dificulta o movimento do carro, que vai precisar acelerar mais. O próprio alinhamento, quando o carro não está alinhado as rodas têm mais dificuldade de girar. O transporte de cargas desnecessário também influencia. Quanto mais peso, mais consumo de combustível. É preciso checar as velas de ignição. Se não gerarem faísca boa, a combustão não acontece direito. Cabe ao proprietário a consciência de fazer a manutenção periódica do carro”, destacou.
ETANOL
Com relação ao uso de álcool, o especialista ressalta que só seria vantajoso e mais econômico abastecer com o etanol, ao invés de gasolina, se o litro do álcool fosse entre 40% a 50% mais barato do que a gasolina, o que não ocorre na nossa região.
“As pessoas se iludem pelo preço do álcool ser um pouco mais baixo. Para ser vantajoso deveria estar de 40 a 50% mais barato que a gasolina. Se a nossa gasolina está R$ 5 (litro), o álcool precisava estar R$ 2,80. O combustível não queima sozinho, precisa do oxigênio. Na gasolina você pode adicionar uma maior quantidade de ar. O álcool queima com uma quantidade menor e acaba causando um consumo maior de combustível”, declarou.