Exposição em Belém -"Alegorias do Imaginário" traça elo entre o universo real e o mundo dos sonhos

Exposição em Belém -"Alegorias do Imaginário" traça elo entre o universo real e o mundo dos sonhos

“Alegorias do Imaginário” traça elo entre o universo real e o mundo dos sonhos

Neste domingo, 04, haverá mais uma edição do Circular Campina Cidade Velha, projeto que movimenta a cena cultural do centro de Belém com diversas atrações. Uma delas é a exposição do coletivo Artephotoclube AP no Circular, denominada “Alegorias do Imaginário”, que ficará aberta para visitação das 10h às 16h, na sede social da Assembleia Paraense.

Com curadoria da professora e pesquisadora Yasmin Gomes, a exposição é composta por 47 peças, entre pinturas, fotografias, desenhos e instalações, de 14 artistas: Elieni Tenório; Erinaldo Cirino; Francisco Del Tetto Jr; Glauce Santos; Henrique Montagne; Ionaldo Rodrigues; José Viana; Keyla Sobral; Mariano Klautau; Nina Matos; PP Condurú; Paula Sampaio; Pedro Cunha e Simões.

A curadora explica que a proposta da exposição é apresentar o elo entre o universo real e o universo imaginário, que vem do mundo dos sonhos e que reflete em nosso cotidiano. Segundo ela, o público que visitar a exposição verá algo totalmente diferente das edições anteriores, pois, além de contar com uma mostra rica em artistas paraenses já consagrados, tem-se uma ponte entre diferentes tipos de produção.

“Será um mergulho mais conceitual que exigirá a entrega do visitante para compreensão e pertencimento diante das obras, que ora têm suas poéticas e narrativas ‘escancaradas’, ora necessitam de um diálogo subjetivo entre o que é apresentado e as próprias vivências do espectador. É um recorte mais profundo, fabuloso e delicado, mas, ao mesmo tempo, complexo.”, ressalta.

O artista plástico Simões apresentará duas obras com a técnica pinturas sobre papel. “Elas fazem parte da série ‘A Pele da Cor’ que estou realizando atualmente, e é um desdobramento da exposição de mesmo nome que acontece até 18 de dezembro no Espaço Cultural Silveira Athias”, destaca.

A artista plástica Elieni Tenório, cujo trabalho tem como fio condutor o universo feminino, apresentará obras que integram a fase denominada “Reflexos”, do início dos anos 2000, quando seus trabalhos passaram por um gradativo processo de enxugamento. “Para produzi-las utilizei a técnica mista, envolvendo pintura sobre tela, fios de punho de rede, organza, canetas esferográficas e cola.”, explica.

A exposição ainda contará com a música ao vivo da cantora Amanda de Paula (voz e violão), das 12h às 14h.

Serviço: Exposição “Alegorias do Imaginário”, do coletivo Artephotoclube AP no Circular, ficará aberta domingo, 04, no Terrace AP da Assembléia Paraense (sede social- Av. Presidente Vargas, 762 – Campina), das 10h às 16h. Entrada franca.

OBS: A exigência da apresentação do passaporte vacinal permanece para lugares fechados, portanto, todos que acessarem a sede social do clube deverão apresentar, obrigatoriamente, na portaria, a carteirinha de vacinação física ou digital, com o esquema vacinal completo.