O conceito para o projeto desse apartamento desenvolvido pela arquiteta Rebeca de França foi o de criar um lar acolhedor e elegante, levando em consideração a integração dos ambientes sociais que a planta desse apartamento de 106 m² disponibilizava. A base dessa configuração é marcada essencialmente pela combinação de cores claras, materiais nobres, elementos naturais e texturas diferentes que harmonizam entre si e criam uma atmosfera clean e atemporal para os ambientes.
Espelhos bem posicionados
A disposição do layout foi pensada para proporcionar maior convívio entre os moradores e agregar funcionalidade aos ambientes. Isso explica a opção da profissional de priorizar a integração dos espaços sociais, como o living/sacada gourmet e cozinha, limitando os cômodos a partir da distribuição dos móveis e por elementos decorativos. Os móveis de design contemporâneo e refinado que se destacam no projeto são assinados por designers renomados. O “diálogo” que eles estabelecem entre si acabam por deixar o ambiente despojado e intimista. O uso de espelhos bem posicionados dão a sensação de amplitude e profundidade nos ambientes.
A importância da iluminação
O projeto de iluminação, aliado à automação, possibilita a criação de variáveis cenas, desde a mais intimista à iluminação geral. Lampadas indiretas foram estrategicamente posicionadas para destacar materiais, obras de arte e elementos decorativos, valorizando os componentes presentes no projeto. “Para trazer uma linguagem ainda mais contemporânea e moderna, optei pelo pendente Twiggy preto, da marca Foscarini, que traz consigo uma linguagem atemporal e elegante”, explica Rebeca.
A única parede que delimita os espaços entre living e cozinha foi explorada de tal forma que se tornou o ponto de conexão entre os cômodos, onde um balcão gourmet e nicho, ambos em mármores, criam uma unidade, servindo tanto como apoio para a área da sacada integrada quanto para o home.
Quartos com propostas diferentes
Na área da sacada, foi criada uma estrutura suspensa em ferro e prateleiras em vidro, que dá suporte ao bar e a área gourmet, além de agregar leveza ao espaço. Para os ambientes íntimos, como a suíte do casal e da filha, foram criados quartos com propostas diferentes. O primeiro traz uma linguagem mais sóbria e sofisticada, utilizando elementos como linho, persiana em madeira, cabeceira estofada e setorizando os espaços como a área do closet através de uma parede espelhada que dá amplitude ao ambiente.
O quarto da filha tem uma atmosfera romântica, com utilização de cores como o rosa claro, harmonizando com o papel em efeito de cimento queimado. Os detalhes da cortina e roupa de cama mesclam estampas delicadas e matérias nobres, como a seda e o linho.
Por Carolina Menezes
Fotos Marcus Mendonça