Atualidades

O que é diabete mellitus tipo 1?

Picture of woman doing injection with insulin pen
Picture of woman doing injection with insulin pen

Diferente da diabetes melito tipo 2, que é uma doença crônica degenerativa de consequências multifatoriais, o diabetes melito tipo 1 autoimune (DM1A) resulta da destruição autoimune seletiva das células-beta pancreáticas produtoras de insulina. Isso acontece por uma resposta imunológica: o organismo as identifica como corpos estranhos que devem ser destruídos. A sua ação é uma resposta auto-imune.

É também conhecido como diabetes insulinodependente, diabetes infanto-juvenil e diabetes imunomediado. Neste tipo de diabetes, a produção de insulina do pâncreas é insuficiente pois suas células sofrem o que chamamos de destruição autoimune.

Os portadores de DM1 necessitam de injeções diárias de insulina para manterem a glicose no sangue em valores normais. Há risco de vida se as doses de insulina não são dadas diariamente e ou forem ministradas de forma incorreta. O DM1, embora ocorra em qualquer idade, é mais comum em crianças, adolescentes ou adultos jovens.

O diabetes, por se tratar de um distúrbio metabólico crônico, impõe ao seu portador aprendizado tanto a respeito da doença, quanto de aquisição de habilidades específicas para o autogerenciamento da doença, pois normalmente o próprio paciente aplicará sua insulina pelo resto da vida. Diante disso, a educação em diabetes deve focar principalmente no paciente, buscando promover mudanças de comportamentos positivas.

O exercício físico é visto atualmente como uma maneira bem consistente, é um dos pilares no tratamento da doença, trazendo efeitos benéficos para a saúde e controle glicêmico dos indivíduos DM1. A prática regular do exercício físico pode trazer melhoras na capacidade aeróbica dos indivíduos DM1 e, consequentemente, apresentar menores chances de desenvolver os fatores de riscos associados às doenças crônicas, como obesidade, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares.

De maneira crônica, o exercício físico contribui para a redução da hemoglobina glicada, que é a reação irreversível da hemoglobina com a glicose e que é utilizada para analisar a glicemia de longos períodos.

Desejo a todos uma maravilhosa semana!