Nutrição e treinamento físico são áreas que se completam, é difícil pensar em um sem o outro. Na grande maioria das vezes, uma alimentação saudável não é o suficiente para permitir que o indivíduo execute um exercício físico de forma adequada. Para um atleta, a nutrição é de extrema importância e priorizar uma alimentação que trará, além de rendimento, uma boa saúde que pode minimizar os riscos de lesão.
Nossa energia é obtida dos nutrientes dos alimentos que ingerimos em nossa dieta, como os lipídeos, as proteínas e os carboidratos, além da água e dos demais micronutrientes. A glicose é a principal dessas moléculas. Os seres humanos, durante o processo evolutivo, conseguiram usar melhor a glicose que vem dos alimentos, retirando dela o máximo de energia.
Adaptações fisiológicas e exercício físico são um fenômeno biológico fundamental que tem grande importância na prática das atividades físicas, no esporte e desporto. Desta forma, o treinamento físico regular provoca uma série de estímulos que produzem alterações e adaptações estruturais e funcionais. Estas adaptações são crônicas e agudas e promovem significantemente melhorias nas vias metabólicas, no sistema cardiovascular e na produção de energia, promovendo assim a saúde e a longevidade dos seres humanos!
Percebe-se que a alimentação adequada e os exercícios físicos frequentes têm papel fundamental na promoção e manutenção da saúde. Saúde esta que depende de energia para que nosso corpo execute seu metabolismo anabólico e catabólico tão necessários à nossa vida!