O que é dieta?
A palavra dieta significa: o conjunto de alimentos e bebidas ingeridos usualmente por uma pessoa, grupo de indivíduos ou sociedade. A palavra “dieta” tem origem no latim diaeta, que vem do grego “díaita”, que significa “modo de vida”.
Porém, na maioria das vezes, a palavra dieta nos remete a um verdadeiro martírio ou sacrifício. Que com certeza terá fim. E quando este chega, o peso volta maior, mais forte e mais rápido que antes (famoso efeito sanfona).
Particularmente só utilizo a palavra DIETA em pacientes com comorbidade. Comorbidade é a existência de duas ou mais doenças simultâneas na mesma pessoa. Por exemplo, obesidade e diabetes ou hipertensão e diabetes ou dislipidemias e hipertensão.
O que fazer?
Acredito em alimentação adequada na maior parte do tempo (80% a 95%) depende do objetivo de cada um, e sempre respeitando principalmente os fatores culturais, sociais, psicológicos e fisiológicos da alimentação.
Praticar trocas inteligentes é uma estratégia bastante efetiva para não escravizar sua rotina. Por exemplo, trocar uma fatia de bolo nega maluca, que tem 60 gramas e 260 Kcal, por 200 gramas de salada de frutas com 96 Kcal, esta forneceria 3,3 vezes a quantidade de peso em alimento (diminuindo o esvaziamento gástrico, e aumentando o tempo do trânsito intestinal, diminuindo a sensação de fome), além de uma redução de 63,07% nas calorias.
Minha opinião!
Quero deixar claro que você não precisa e não sou a favor de banir o bolo nega maluca de sua vida. Porém, precisa restringir sua utilização para promover sua saúde e alcançar suas metas. Se seguir seu plano alimentar está difícil, sacrificante ou enfadonho, ele está errado e não respeita sua bioidentidade e necessidades específicas. Lembre-se: você é um indivíduo único e tem que ser avaliado assim!
Desejo a todos uma maravilhosa semana, com felicidade, saúde e moderação.