Atualidades

Estagnei. E agora?

Midsection of mid adult Asian woman adjusting balance weight scale
Midsection of mid adult Asian woman adjusting balance weight scale

Relato comum em dietas não acompanhadas é que a pessoa estagna seu peso e não consegue mais emagrecer! Afinal, por que isso acontece? Existem alguns fatores que podem influenciar, como por exemplo:

1 – Falta de acompanhamento profissional:

O emagrecimento não é um tratamento agudo de solução simples e grande parte dos pacientes acredita que com uma simples consulta terá seu problema resolvido como se isso fosse uma gripe! O sobrepeso e a obesidade estão entre os maiores problemas de saúde do mundo e seu tratamento é crônico e difícil de ser acompanhado! Portanto, não abandone seu profissional.

2 – Perda de massa magra que diminui o gasto energético:

A única coisa que provoca emagrecimento é o déficit calórico e as estratégias para emagrecimento, e quando realizadas de maneira inadequada, podem reduzir a massa muscular. O músculo é um tecido que gasta muita energia, a redução da massa muscular pode levar ao declínio do gasto energético. Isso com certeza irá prejudicar o programa de emagrecimento, pois o mesmo está baseado em um déficit calórico.

3 – Negligência na prática de exercício:

Para muitos, realizar atividade e exercícios físicos não é uma tarefa fácil, ainda mais em uma dieta para emagrecimento, que é classicamente baixa em caloria. Sendo assim, a prática de exercício pode ser um sacrifício. Isso leva a menor prática de exercício e, consequentemente, menor gasto energético. Entenda que nesse caso não é o seu metabolismo que ficou lento, mas você que não está mais praticando exercício como deveria.

4 – Escapadas mais frequentes que as recomendadas:

Isso é frequente. O paciente faz dieta de segunda a sexta, mas “chuta o pau da barraca” no final de semana. Nesse caso, todo o déficit calórico conseguido ao longo da semana é perdido no final de semana. Aqui, novamente, não é o seu metabolismo que ficou lento, mas você que comeu até o imã de geladeira e acabou com o déficit calórico que havia conquistado. Outro problema que acontece frequentemente é que, só porque a pessoa está fazendo exercício físico, ela acha que pode comer o que quiser e não seguir o plano proposto.

Procure um nutricionista e faça uma dieta que promova balanço energético negativo! Além disso, não abandone seu profissional. E aí, seu peso estagnou? Veja qual é o seu erro e tente reverter esse problema!

 

Desejo a todos uma maravilhosa semana!