JR Avelar
Desaparecido desde domingo (19) quando saiu de Ananindeua para passar o Carnaval na cidade de Abaetetuba, o servidor da Secretaria de Estado da Fazenda do Pará identificado como Daniel Batista Paniago de Miranda foi encontrado morto e decapitado com os membros amarrados, na tarde desta sexta-feira (24), na zona rural do município de Abaetetuba, na região nordeste do Pará.
O desaparecimento da vítima foi registrado na Seccional Urbana de Ananindeua por volta do meio-dia da última segunda-feira (20) por uma pessoa que se identificou como “comadre” do servidor da Sefa comunicando que o mesmo saiu em um carro prata com destino a Abaetetuba para fazer entrega de cestas básicas.
Ele comunicou à relatora do boletim de ocorrência sua chegada e que retornaria no dia seguinte, fato que não aconteceu e depois seus contatos foram silenciados daí a necessidade do registro da ocorrência policial.
Desde então, a Polícia Civil passou a investigar e chegaram até o hotel onde Daniel Batista Paniago de Miranda estava hospedado, conseguindo imagens de câmeras de segurança e transações bancárias feitas por ele.
Foi através das movimentações financeiras que os policiais militares e civis realizaram diligências nos endereços ligados ao destinatário dos pagamentos feitos através do celular do servidor e que culminou com a prisão em flagrante de um casal por receptação, associação criminosa, ocultação de cadáver e homicídio.
Através de investigações se conseguiu o local onde os criminosos teriam deixado o veículo e em outro local de mata fechada o corpo da vítima decapitada e amarrada.
VINGANÇA
De acordo com relatório policial da prisão obtido pelo DIÁRIO, a mulher presa disse que o crime foi motivado por vingança. Ainda conforme as informações contidas no relatório, a suspeita disse que Daniel supostamente se relacionou sexualmente e tentava aliciar a irmã e a enteada, respectivamente, de um dos fugitivos.
Até agora a Polícia Civil tem os mandantes do crime e os executores segundo uma fonte já estão identificados e podem ser presos nas próximas horas. A motivação do crime seria uma suposta vingança contra a vítima que teria se relacionado sexualmente com a mulher presa e tentava aliciar a irmã e a enteada de um dos executores.
Daniel Batista Paniago de Miranda já tinha um histórico de pedofilia. Ele foi preso em 2011 na cidade de Campo Grande no Estado do Mato Grosso e dias depois a juíza Katy Braun do Prado concedeu a liberdade provisória dele e o proibiu de ter contato com as vítimas.
O delegado geral Walter Rezende informou que equipes da Delegacia de Abaetetuba, com apoio de agentes especializados das Divisões de Homicídios e Inteligência, continuam as buscas pela região a fim de prender os dois executores do servidor da Sefa.