Pará

Mais de 300 pessoas foram presas no Pará durante o Carnaval 2023

As ações têm como objetivo reforçar a segurança no entorno do local do evento, assim como na capital do estado, com monitoramento ostensivo. Foto: Agência Pará
As ações têm como objetivo reforçar a segurança no entorno do local do evento, assim como na capital do estado, com monitoramento ostensivo. Foto: Agência Pará

A Secretaria de Estado Segurança Pública e Defesa Social (Segup) divulgou nesta quinta-feira (23) o balanço das ocorrências registradas no período do Carnaval. Os números fazem parte das ações desenvolvidas pelos órgãos de Segurança Pública que atuaram de forma integrada, por meio da “Operação Carnaval 2023”, realizada em 75 municípios do Pará, durante o feriado prolongado.

Mais de 2 mil agentes foram mobilizados para garantir a ordem e coibir a criminalidade desde 17 de fevereiro até a Quarta-feira de Cinzas (22), neste primeiro Carnaval após dois anos de suspensão dos eventos em razão da pandemia de Covid-19.

De acordo com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado, esse foi um Carnaval diferente, e contou com planejamento estratégico desde o período pré-carnavalesco, ainda em janeiro.

Ocorrências

Os policiais atuaram em fiscalizações a estabelecimentos comerciais e rondas, por meio de ações ostensivas e preventivas. Foram fiscalizados 758 estabelecimentos. Destes, os responsáveis por 214 receberam intimações e notificações.

A Polícia Militar abordou 4.978 pessoas, 915 carros e 1.081 motos.  Foram efetuadas, ainda, 298 prisões em flagrante, cumpridos 17 mandados, e a captura de 13 foragidos da Justiça. Foram registrados 1.567 Boletins de Ocorrência.

As forças policiais também apreenderam durante o feriado prolongado 14.361 kg de drogas, além de 343 veículos. Vinte veículos foram recuperados.

Equipes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) atuaram nas ações de orientação e fiscalização de rodovias. Nesse período carnavalesco foram  realizados 9.679 testes de alcoolemia, e houve 155 autuações por infração de trânsito. De sexta até a Quarta-feira de Cinzas, 38 acidentes foram registrados, sendo cinco com mortes.

O Corpo de Bombeiro Militar foi responsável pelas ações de prevenção e orientação nas praias e balneários, e realizou sete resgates e cinco ações de buscas e salvamentos. As equipes também localizaram oito crianças.