Entretenimento

Lourdes Barreto lança 'Puta Biografia' no Theatro da Paz

Lourdes tornou-se referência na militância pela educação sexual, especialmente voltada à prevenção do HIV e da Aids, pela liberdade sexual, pela prevenção da violência e pelos direitos das mulheres. Foto: Divulgação
Lourdes tornou-se referência na militância pela educação sexual, especialmente voltada à prevenção do HIV e da Aids, pela liberdade sexual, pela prevenção da violência e pelos direitos das mulheres. Foto: Divulgação

A ativista dos direitos humanos e das mulheres, Lourdes Barreto, de 80 anos, realiza o lançamento com sessão de autógrafo do livro “Lourdes Barreto: Puta Biografia” (Editora Paka-Tatu), nesta quinta-feira, 23, no Theatro da Paz, a partir das 18h.

Durante o evento será exibido o teaser do vídeo-documentário sobre a vida e a obra de Lourdes. Ainda, será apresentado o espetáculo teatral “Nas Brenhas”, produzido pelo Grupo de Mulheres Prostitutas do Estado do Pará (Gempac), e apresentado o samba-enredo da escola de samba Piratas da Batucada, que, este ano, homenageou Lourdes no desfile oficial do Carnaval de Belém.

O livro traz o relato da trajetória de vida e das lutas por políticas públicas que fizeram de Lourdes uma referência nacional. Nascida no estado da Paraíba, ela saiu de casa aos 14 anos, após sofrer violência, e residiu em vários estados até fixar residência em Belém, nos Anos 50.

A partir da organização das prostitutas em busca de direitos, Lourdes tornou-se referência na militância pela educação sexual, especialmente voltada à prevenção do HIV e da Aids, pela liberdade sexual, pela prevenção da violência e pelos direitos das mulheres.

Em 1987, ela fundou, junto com Gabriela Leite, a Rede Brasileira de Prostitutas, primeira organização da categoria a nível nacional na América Latina, e ajudou a estabelecer o dia 2 de junho como o Dia Internacional da Prostituta (“Puta Day”), data de referência no avanço a políticas afirmativas dos direitos das prostitutas. Lourdes também foi conselheira nacional dos Direitos da Mulher e, hoje, é conselheira estadual dos Direitos da Mulher.

O livro teve como editor-geral Armando Alves Filho e editora-adjunta Suely Nascimento. A capa e o design editorial são de Luciano Silva e a curadoria e edição de textos são de Elaine Bortolanza e Leila Barreto, filha de Lourdes.

O livro foi publicado com recursos de emendas parlamentares da ex-deputada estadual Marinor Brito (PSOL) e do então deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL), por meio da UFPA e Fadesp. O projeto teve o apoio cultural da Namazônia sob a coordenação de Fatinha Silva, governo do Estado do Pará – por meio da Secult e FCP – e da Prefeitura de Belém – por meio da Fumbel e Combel -, da deputada estadual Lívia Duarte (PSOL) e da vereadora de Belém, Enfermeira Nazaré Lima (PSOL).

Serviço:

Lançamento do livro “Lourdes Barreto: Puta Biografia”

Dia: Quinta-feira, 23

Hora: a partir das 18h

Local: Theatro da Paz (Rua da Paz, s/n, Praça a República)