Seu bolso

Veja como antecipar restituição do Imposto de Renda 2023

  Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

JC Concursos

O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2023 foi adiado pela Receita Federal. Com isso, o envio do documento pode ser feito de 15 de março até 31 de maio. Muitos contribuintes desconhecem, mas há uma maneira de antecipar a restituição.

Sobre este ano, a Receita Federal informou, por meio de nota, que a mudança tem o intuito de permitir que todos os contribuintes tenham acesso à declaração pré-preenchida do Imposto de Renda no primeiro dia de entrega.

O Fisco destacou ainda que as regras da entrega da declaração do Imposto de Renda 2023 serão anunciadas na próxima segunda-feira (27). Já a entrega do informe de rendimentos pelos empregadores, bancos e planos de saúde não alterou e continua até 28 de fevereiro.

As restituições são pagas seguindo o calendário oficial da Receita que ainda não foi divulgado. Recebem no primeiro lote os idosos e quem possui uma doença grave ou deficiências.

Quem não está neste grupo, pode receber primeiro se enviar a declaração do IR mais cedo, assim que o prazo der início. As antecipações de restituição são consideradas uma maneira de empréstimo.

Chegado o momento de realizar a declaração, o contribuinte precisa observar o prazo da Receita Federal e já pode acelerar o procedimento da juntada de documento até a entrega da declaração.

O cidadão deve reunir todos os documentos dos rendimentos tributáveis que precisam ser declarados, independente de ter ou não havido retenção na fonte pagadora ao longo de 2022.

Se o contribuinte fez a declaração do IR em 2022, também é necessário informar o número do documento e ter uma cópia completa. Até o dia 28 de fevereiro, empregadores, bancos, instituições financeiras, empresas de plano de saúde, entre outras, devem liberar os informes de rendimentos.

Mas se mesmo assim, há a necessidade de resgatar o valor de maneira mais rápida, algum tipo de empréstimo junto ao banco no qual você recebe a restituição pode ser solicitado. Mas é necessário consultar as condições da linha de crédito para saber a alternativa cabe no seu bolso.