Entretenimento

CARNAVAL 2023: Icoaraci põe o Rabo do Peru nas ruas

O Rabo do Peru deve atrair 200 mil foliões em Icoaraci. Foto: Wagner Santana
O Rabo do Peru deve atrair 200 mil foliões em Icoaraci. Foto: Wagner Santana

Quando todos os gritos e batuques de carnaval se calarem, em Belém, os rumos da festa seguem o destino de Icoaraci, distrito da cidade. O motivo é o tradicional bloco Rabo do Peru, a última manifestação carnavalesca, que reúne mais de 200 mil na quarta-feira de cinzas, considerado um dos maiores blocos de carnaval de rua do Brasil, segundo os organizadores, que este ano completa 28 anos.

Os preparativos do bloco estão em ritmo acelerado, que este ano terá o tema “Creio que dias melhores virão” e vive a expectativa de retomada após dois anos sem ser realizado devido a pandemia da Covid-19. “Já estamos vivendo dias melhores, principalmente com o retorno do Rabo do Peru, que vai fazer bonito e arrastar milhares de pessoas”, declarou Marcos Moraes, fundador do bloco, dias antes de colocar o Rabo do Peru nas ruas da Vila Sorriso.

O carro que simboliza o Peru mede cerca de 5 metros de altura. A concentração começa meio-dia e por volta de 15h o bloco sai para as ruas.

A certeza disso, ainda de acordo com o fundador do bloco, é o aumento de foliões a cada ano do cortejo do Rabo do Peru. E a expectativa é ainda maior com o retorno do bloco, após dois anos devido a pandemia. “No último ano que teve, em 2020, foram 200 mil pessoas, segundo a própria Polícia Militar (PM). Esse ano, as pessoas estão aflitas pelo bloco, muitas me ligam pedindo para confirmar, inclusive, com caravanas vindo até de outras cidades do Pará”, garante Moraes.

Por conta disso, a organização do Rabo do Peru se respaldou junto às forças de segurança para garantir que o cortejo aconteça sem ocorrências de violência por meio do maior efetivo policial.

“Já me reuni com a Secretaria de Segurança que, por reconhecer que o Rabo do Peru já é um evento consolidado, merece receber atenção para que tudo ocorra em segurança”, disse Marcos Moraes.