A prednisona é um princípio ativo de remédios com ação anti-inflamatória e é bastante usada no tratamento de alergias. Foto: Reprodução / Pexels
A prednisona é um princípio ativo de remédios com ação anti-inflamatória e é bastante usada no tratamento de alergias. Foto: Reprodução / Pexels

Nas farmácias de todo o país, a prednisona é um dos corticoides mais vendidos, conhecida por tratar desde inflamações e alergias até condições crônicas e complicações após transplantes. Apesar do preço em torno de R$10 a R$ 20 por caixa, o medicamento requer atenção quanto ao uso e a possíveis efeitos adversos.

A prednisona pertence à classe dos glicocorticoides e atua no combate a diversas condições de saúde, incluindo insuficiência adrenocortical, hiperplasia adrenal congênita, tireoidite não supurativa, osteoartrite, artrite, miosite, lúpus, cardite, dermatite, micose, psoríase, rinite, asma, conjuntivite alérgica, úlcera alérgica, síndrome de Loeffler, tuberculose e anemia.

Tarja vermelha: como usar

Ela pode ser administrada em comprimidos, com suspensão oral, sempre acompanhada de alimentos para reduzir desconfortos gastrointestinais. Por ser um medicamento de tarja vermelha, sua venda depende de prescrição médica, que deve especificar dose, tempo e frequência do tratamento.

Efeitos colaterais

Entre os efeitos colaterais estão insônia, alterações de humor, sudorese, aumento do apetite e possível ganho de peso gradual, pele seca, acne, formação de hematomas ou descoloração da pele, cicatrização lenta de feridas, dor de cabeça, tontura, náusea, dor de estômago e inchaço – especialmente nos braços, pernas, rosto, pescoço, seios e cintura.

Problemas gastrointestinais, como dor de estômago, também podem ocorrer, reforçando a necessidade de acompanhamento profissional.

Contraindicada para…

Pacientes com histórico de doenças hepáticas, renais, cardíacas ou de tireoide, além de diabetes, malária, tuberculose, osteoporose, glaucoma, catarata, úlcera estomacal, distúrbio muscular e depressão devem informar seu médico antes de iniciar o tratamento. 

O uso da prednisona também pode interferir na eficácia de algumas vacinas, sendo recomendável evitar imunizações durante o período de administração do corticoide.

Editado por Clayton Matos