Além dos aulões, TikTok distribuirá 20 mil bolsas e premiará vídeos educativos. Foto: solenfeyissa/Unsplash
Além dos aulões, TikTok distribuirá 20 mil bolsas e premiará vídeos educativos. Foto: solenfeyissa/Unsplash

Com a aproximação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que, na maior parte do país, acontece nos dias 9 e 16 de novembro, o TikTok anunciou a realização de aulões gratuitos em cinemas de todo o país. A iniciativa, chamada “Aulão do TikTok”, pretende ajudar estudantes na reta final da preparação para a prova e disponibilizará quase 30 mil ingressos gratuitos. Em Belém, Ananindeua e Marituba o exame será realizado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.

Os encontros acontecerão nas manhãs dos dias 1º e 2 de novembro, em 32 cidades brasileiras, incluindo todas as capitais. O conteúdo foi desenvolvido no formato de vídeos verticais, com a participação de oito professores criadores de conteúdo educativo na plataforma.

Segundo o TikTok, conteúdos relacionados ao Enem já acumulam quase 4 bilhões de visualizações, número seis vezes maior do que em 2024.

Aulas e temas

O primeiro dia será voltado para Ciências Humanas e Linguagens, com aulas de:

  • História, com Samuel Nepomuceno (@dosesdahistoria);
  • Geografia, com Sebastian Fuentes (@anglo.vestibulares);
  • Redação, com Barbara Garbinato (@prof.barbaragarbinato);
  • Português, com Letícia de Souza (@portuguescomleticia).

O segundo dia trará conteúdos de Ciências da Natureza e Matemática, com:

  • Biologia, com Yago Stephano (@yagostephano);
  • Química, com Gabriel Cabral (@profgabrielcabral);
  • Física, com Ronaldo Carrilho (@anglo.vestibulares);
  • Matemática, com Gabriela de Mello (@ameninadamatematica).

Os ingressos — dois por CPF — podem ser retirados gratuitamente via Sympla, e as aulas também serão transmitidas ao vivo no perfil do TikTok Brasil.

Bolsas, prêmios e campanha educativa

Após os aulões, o Anglo, parceiro do projeto, vai disponibilizar 20 mil bolsas integrais para o curso online de revisão para o Enem.

A plataforma também lançou a campanha #AprendaNoTikTok, que premiará 15 vídeos educativos com um total de R$ 75 mil em prêmios. As produções devem ter no mínimo 30 segundos e se enquadrar em uma das três categorias:

  • STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática);
  • Ciências Humanas & Linguagens;
  • Sustentabilidade.

Além disso, o TikTok transformará perguntas enviadas por estudantes em vídeos gravados por professores, que serão exibidos em ônibus, trens, metrôs e outras mídias públicas.

O “Aulão do TikTok” foi criado pelo estúdio AKQA Casa e conta com parceria da Publicis Brasil e da Flix Media para exibição nos cinemas.

Editado por Clayton Matos