Com a aproximação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que, na maior parte do país, acontece nos dias 9 e 16 de novembro, o TikTok anunciou a realização de aulões gratuitos em cinemas de todo o país. A iniciativa, chamada “Aulão do TikTok”, pretende ajudar estudantes na reta final da preparação para a prova e disponibilizará quase 30 mil ingressos gratuitos. Em Belém, Ananindeua e Marituba o exame será realizado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
Os encontros acontecerão nas manhãs dos dias 1º e 2 de novembro, em 32 cidades brasileiras, incluindo todas as capitais. O conteúdo foi desenvolvido no formato de vídeos verticais, com a participação de oito professores criadores de conteúdo educativo na plataforma.
Segundo o TikTok, conteúdos relacionados ao Enem já acumulam quase 4 bilhões de visualizações, número seis vezes maior do que em 2024.
Aulas e temas
O primeiro dia será voltado para Ciências Humanas e Linguagens, com aulas de:
- História, com Samuel Nepomuceno (@dosesdahistoria);
- Geografia, com Sebastian Fuentes (@anglo.vestibulares);
- Redação, com Barbara Garbinato (@prof.barbaragarbinato);
- Português, com Letícia de Souza (@portuguescomleticia).
O segundo dia trará conteúdos de Ciências da Natureza e Matemática, com:
- Biologia, com Yago Stephano (@yagostephano);
- Química, com Gabriel Cabral (@profgabrielcabral);
- Física, com Ronaldo Carrilho (@anglo.vestibulares);
- Matemática, com Gabriela de Mello (@ameninadamatematica).
Os ingressos — dois por CPF — podem ser retirados gratuitamente via Sympla, e as aulas também serão transmitidas ao vivo no perfil do TikTok Brasil.
Bolsas, prêmios e campanha educativa
Após os aulões, o Anglo, parceiro do projeto, vai disponibilizar 20 mil bolsas integrais para o curso online de revisão para o Enem.
A plataforma também lançou a campanha #AprendaNoTikTok, que premiará 15 vídeos educativos com um total de R$ 75 mil em prêmios. As produções devem ter no mínimo 30 segundos e se enquadrar em uma das três categorias:
- STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática);
- Ciências Humanas & Linguagens;
- Sustentabilidade.
Além disso, o TikTok transformará perguntas enviadas por estudantes em vídeos gravados por professores, que serão exibidos em ônibus, trens, metrôs e outras mídias públicas.
O “Aulão do TikTok” foi criado pelo estúdio AKQA Casa e conta com parceria da Publicis Brasil e da Flix Media para exibição nos cinemas.
Editado por Clayton Matos