
O Governo do Brasil, por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), já pagou R$ 98,16 milhões em ressarcimentos referentes a descontos associativos indevidos aplicados a aposentados e pensionistas do Pará. Os pagamentos, realizados até esta segunda-feira, 20 de outubro, beneficiaram 125.501 pessoas no estado, que receberam os valores diretamente em suas contas.
Nos últimos dias, outros 126.954 aposentados e pensionistas paraenses aderiram ao acordo do Governo Federal, o que corresponde a 65,31% do total de 194.401 beneficiários aptos a participar do ressarcimento nesta etapa.
Em nível nacional, o Governo do Brasil atingiu a marca de R$ 2,1 bilhões pagos a 3,1 milhões de aposentados e pensionistas. Os valores são depositados diretamente na conta do benefício, corrigidos pela inflação (IPCA), sem necessidade de ação judicial.
Nesta nova fase do acordo, mais de 500 mil beneficiários que já haviam contestado descontos e aguardavam a resposta das entidades poderão aderir ao ressarcimento.
“Nós prometemos que ninguém ficaria de fora, e estamos cumprindo”, afirmou o presidente do INSS, Gilberto Waller.
Como aderir ao acordo
Os aposentados e pensionistas que ainda não realizaram o cadastro podem fazer a adesão ao acordo de forma rápida e segura pelo portal ou aplicativo Meu INSS, disponível para celular e computador.
Ao acessar o sistema, basta entrar com a conta gov.br, buscar pelo serviço “Ressarcimento de Descontos Indevidos”, e seguir as instruções para confirmar a adesão.
Não há necessidade de comparecimento presencial ou de intermediação de terceiros.
O INSS reforça que todos os procedimentos são gratuitos, e que o pagamento do ressarcimento é feito diretamente na conta onde o beneficiário recebe o seu benefício mensal.
Editado por Fábio Nóvoa