Entretenimento

CARNAVAL 2023: veja a ordem dos desfiles do Grupo Especial hoje

O templo do samba em Belém ganha vida, cores e alegria no segundo dia de desfiles do grupo especial neste domingo, 12, das 20h à 01h40, na Aldeia Cabana, na Pedreira. Foto: Olga Leiria - Diário do Pará - 15/02/2020.
O templo do samba em Belém ganha vida, cores e alegria no segundo dia de desfiles do grupo especial neste domingo, 12, das 20h à 01h40, na Aldeia Cabana, na Pedreira. Foto: Olga Leiria - Diário do Pará - 15/02/2020.

Wal Sarges

O templo do samba em Belém ganha vida, cores e alegria no segundo dia de desfiles do grupo especial neste domingo, 12, das 20h à 01h40, na Aldeia Cabana, na Pedreira. A primeira escola a entrar na avenida é o Grêmio Recreativo Carnavalesco Os Colibris. Na sequência, outras quatro agremiações animam os foliões: Associação Carnavalesca Xodó da Nega, Associação Carnavalesca Bole-Bole, Escola de Samba da Matinha e Associação Cultural Recreativa e Carnavalesca Império de Samba Quem São Eles.

O arte-educador Hudson dos Passos, que atua como produtor cultural e na Harmonia da Bole-Bole, conta que está ansioso para viver de novo essa experiência. “É um momento de renovação, construção de processos individuais e coletivos de todos que fazem o carnaval. É um evento que está no calendário e no sangue do povo brasileiro. Então, retornar à Aldeia é trazer arte, cultura, conhecimento e agregar as pessoas que o admiram e nos assistem”.

O educador colabora de várias formas na escola, desde performances artísticas à logística e manutenção do barracão. “Vencer não só em uma competição de jurados, mas vencer individualmente e dizer que cada um ajudou a construir aquela obra-prima, aquele resultado lindo que todos veem no final”, diz Hudson. A Bole-Bole traz o enredo “Ronaldo Silva: Universo Cantador na Folia do Carnaval”, uma homenagem ao mestre da cultura popular e integrante do Pavulagem.

Última escola a desfilar, o Quem São Eles leva para a avenida o enredo sobre os 120 anos da Tuna Luso Brasileira, mesmo com os percalços do caminho. É o que diz o carnavalesco da escola, Jorge Pantoja, que tem na bagagem 31 anos de samba. “Experiência a gente tem para fazer uma grande festa”, diz ele. “Vamos fazer essa junção entre as duas entidades, a Tuna e a Escola, ambas têm como presidentes duas mulheres. E o que a gente espera agora é mostrar um carnaval bonito na avenida”, detalha.

VEM MAIS

No total, 31 agremiações participam do Carnaval Belém Todas as Cores 2023 nos desfiles que começaram na última sexta-feira, 10, com as escolas do 2º Grupo e seguem até a própria sexta-feira, 17, com os desfiles das agremiações do 3º Grupo. Ainda na Aldeia, dia 18, serão as apresentações dos blocos carnavalescos e continua nos distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro, com apoio das Agências Distritais, nos dias 19, 20 e 21.

  • Domingo – 12/02 

Escolas de Samba do 1° grupo

– Grêmio Recreativo Carnavalesco Os Colibris
Concentração: 19h
Desfile: Início 20h / Término 21h

– Associação Carnavalesca Xodó da Nega
Concentração: 20h
Desfile: Início 21h10 / Término 22h10

– Associação Carnavalesca Bole-Bole
Concentração: 21h10
Desfile: Início 22h20 / Término 23h20

– Escola de Samba da Matinha
Concentração: 22h20
Desfile: Início 23h30 / Término 00h30

– Associação Cultural Recreativa Carnavalesco Império de Samba Quem São Eles
Concentração: 23h30
Desfile: Início 00h40 / Término 01h40.