A Marinha do Brasil anunciou novas datas para visitação pública ao Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico, o maior navio de guerra da América Latina, atracado em Belém desde o dia 17 de outubro. O público já pôde visitar gratuitamente a embarcação desde os dias 18 e 19, e a visitação será retomada nesta quarta-feira, 22 e também nos dias 25, 26 e 29 de outubro, sempre das 14h às 17h, no cais da Ocrim, ao lado do Ver-o-Rio. Os ingressos estarão disponíveis no site do Sympla.
A ampliação do calendário foi motivada pela grande procura registrada durante as primeiras visitas, realizadas no início do mês. O Atlântico voltou à capital paraense para reforçar as operações logísticas e de segurança em apoio à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em novembro, reunindo mais de 160 delegações estrangeiras.
Operação Atlas e a importância do NAM Atlântico
O navio também integra a Operação “Atlas”, que mobiliza as Forças Armadas em ações conjuntas de transporte de equipamentos, viaturas e militares da Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira.
Atual Capitânia da Esquadra Brasileira, o NAM Atlântico é a principal embarcação da Marinha e destaca-se pela versatilidade de seu emprego. Projetado para controle de áreas marítimas e projeção de poder sobre terra, mar e ar, o navio também pode ser utilizado em missões humanitárias, operações de paz e ações de resgate em desastres naturais.
Detalhes e Curiosidades do Navio
Adquirido do Reino Unido em 2018, o Atlântico possui 208 metros de comprimento — o equivalente a um prédio de 40 andares —, abriga uma tripulação de 432 militares (com capacidade para até 1.100 em missões) e comporta até 18 aeronaves em seu hangar e convoo. O nome faz referência à importância do Oceano Atlântico na formação e na defesa do Brasil ao longo da história.
As visitações prometem atrair centenas de pessoas interessadas em conhecer de perto a grandiosidade e a tecnologia da principal embarcação da Marinha do Brasil.
Editado por Clayton Matos