A AgriZone, na Embrapa Amazônia Oriental, agora faz parte do trajeto oficial das linhas de ônibus da COP30 em Belém.
A AgriZone, na Embrapa Amazônia Oriental, agora faz parte do trajeto oficial das linhas de ônibus da COP30 em Belém.

A AgriZone, espaço coordenado pela Embrapa com apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), foi oficialmente incluída na rota de transporte da COP30, que será realizada de 10 a 21 de novembro em Belém. A inclusão garante que o local — situado a cerca de 1,8 km dos pavilhões da Blue Zone e da Green Zone — seja facilmente acessado por delegações, pesquisadores e visitantes, consolidando-se como um dos polos científicos mais relevantes da conferência.

O ponto de parada nº 64, localizado na Avenida Perimetral, passa a integrar as linhas exclusivas de ônibus que ligam os principais espaços da conferência. “A AgriZone será uma parada obrigatória para todos que desejam discutir a agricultura como parte da solução para a crise climática, em um diálogo técnico e baseado em ciência”, destacou Bruno Brasil, diretor do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação do Mapa.

Polo de Inovação e Sustentabilidade

Durante as duas semanas da COP30, a AgriZone receberá mais de 40 eventos voltados a temas como bioeconomia, adaptação climática, restauração de áreas degradadas, agricultura regenerativa, segurança alimentar e financiamento verde. O espaço funcionará como uma vitrine de ciência, tecnologia e inovação agropecuária sustentável, conectando o setor produtivo a pautas globais de mitigação e adaptação às mudanças do clima.

O sistema de transporte da COP30 contará com 15 linhas de ônibus operando 24 horas por dia entre 1º e 23 de novembro, totalizando 250 veículos — sendo 40 elétricos e os demais equipados com motores de baixa emissão (Euro 6). As rotas ligam hotéis, navios de hospedagem e pontos estratégicos de Belém às áreas oficiais da conferência, incluindo a AgriZone, reforçando a integração logística e ambiental do evento.

Editado por Fábio Nóvoa