Oportunidade: IFPA oferece 6 mil vagas em cursos gratuitos no Pará

Pará - O Instituto Federal do Pará (IFPA) lançou o Processo Seletivo Unificado (PSU) 2026 com mais de 6.600 vagas em cursos técnicos e superiores, divididas entre os 17 campi da instituição no estado.

São 3.170 vagas para Cursos Técnicos Integrados, 1.775 vagas para Cursos Técnicos Subsequentes e 1.720 para Cursos Superiores de Graduação. As vagas são para Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Belém, Breves, Cametá, Castanhal, Conceição do Araguaia, Itaituba, Marabá Industrial, Óbidos, Paragominas, Parauapebas, Santarém, Tucuruí e Vigia.

As inscrições iniciam às 15h do dia 16 de outubro e encerram às 23h59 do dia 17 de novembro, exclusivamente pela internet, no site concurso6.fundacaocefetminas.org.br/site/processo_seletivo.aspx

Será cobrada uma taxa de R$ 40,00 para concorrer aos cursos técnicos e de R$ 60,00 para as graduações. Candidatos que pertençam à família de baixa renda inscrita no CadÚnico, do Governo Federal, cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo podem solicitar isenção da taxa a partir das 16h do dia 16 de outubro até às 23h59 do dia 30 de outubro.

Nível técnico e graduação

Os Cursos Técnicos Integrados são cursos regulares com duração de até quatro anos, realizados simultaneamente ao Ensino Médio e voltados para alunos que estão finalizando o  Ensino Fundamental. A seleção será pelo desempenho escolar, tendo como base as notas/conceitos obtidas no 7° e no 8° ano do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Os cursos técnicos subsequentes são cursos regulares com duração de até dois anos, destinados a alunos que concluíram o Ensino Médio. A seleção também será por desempenho escolar, tendo como base as notas/conceitos obtidas no 1° e no 2° ano do Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Já para a Graduação, a seleção será realizada com base nas notas obtidas em cada área de conhecimento e na redação, avaliadas na mesma edição do Enem do ano de 2021, 2022, 2023, 2024 ou 2025. No ato da inscrição não é necessário informar a edição do Enem, basta informar o número do CPF. 

Cotas

Do total de vagas ofertadas por curso e turno, no mínimo 50% são reservadas a candidatos egressos de escola pública, e constituem o sistema de cotas, os outros 50% são denominadas de modalidade de Ampla Concorrência (AC) ou concorrência geral. 

Das vagas ofertadas como AC, até 50% serão destinadas para as políticas de ações afirmativas próprias do IFPA. Candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) deverão passar pelo processo de Heteroidentificação.

Editado por Débora Costa