Nos últimos dias, equipes da Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa) intensificaram ações de fiscalização e apreenderam diversas cargas de mercadorias transportadas de forma irregular em diferentes pontos do Estado.
Somente neste sábado (18), fiscais lotados na Coordenação de Controle de Mercadorias em Trânsito de Carajás, no sudeste paraense, apreenderam 56.468 garrafas de chope de vinho, de 660 ml cada, avaliadas em R$ 418,7 mil.
Apreensão de Cargas Irregulares no Pará
A apreensão ocorreu no posto fiscal de Jarbas Passarinho, no km 120 da rodovia Transamazônica (BR-230). Segundo o coordenador Cicinato Oliveira, dois caminhões foram abordados transportando as mercadorias, que saíram de Pinheiro Preto (SC) com destino a Boa Vista (RR).
Durante a verificação, os fiscais constataram que a empresa destinatária estava com a inscrição estadual suspensa em Roraima, o que torna a operação irregular e sujeita à apreensão.
Foram lavrados dois Termos de Apreensão e Depósito (TADs), totalizando R$ 222.348,46 em cobrança de ICMS e multa.
As ações da Sefa fazem parte do plano contínuo de combate à sonegação fiscal e ao transporte irregular de mercadorias, que inclui também cargas de soja e milho apreendidas em outras regiões do Estado nesta semana.
Editado por Clayton Matos