Pará

PC recupera mais de 480 celulares roubados no Pará em janeiro

Nesta semana, foram apreendidos dois celulares que podem ter sido usados para cometer crimes e ameaça em redes sociais. Foto: Divulgação
Nesta semana, foram apreendidos dois celulares que podem ter sido usados para cometer crimes e ameaça em redes sociais. Foto: Divulgação

A Polícia Civil do Pará divulgou, nesta sexta-feira (10), o número de telefones celulares recuperados durante o mês de janeiro pelas equipes que atuam na Região Metropolitana de Belém e no interior do Estado. Ao todo, foram 485 aparelhos recuperados e devolvidos aos proprietários.

Na região metropolitana, foram 158 aparelhos recuperados, principalmente nas seccionais urbanas de São Brás, da Cidade Nova, da Marambaia e Guamá, a Delegacia de Polícia da Bengui e a Unidade Integrada do Pro Paz – Terra Firme. Além do total recuperado, o levantamento feito pela Polícia Civil nesta região traz um dado relacionado ao valor desses dispositivos, que somados, ultrapassam a faixa de R$ 285 mil em bens restituídos.

Nas delegacias do interior, dos 327 telefones recuperados, a maioria foi nas unidades das superintendências regionais do Sudeste do Pará, Zona do Salgado e das Ilhas do Marajó.

Delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende destaca que o levantamento contínuo sobre e outros tipos de crimes é importante porque mostra como “o combate efetivo desestimula as práticas criminosas e impacta na diminuição a médio e longo nos índices de segurança”, explica o delegado.

Ainda sobre o resultado do relatório, Resende acrescenta que ele integra uma série de trabalhos de inteligência e de investimentos em tecnologia feitos na Polícia Civil. “Estamos atuando com sistemas que conseguem auxiliar na localização e bloqueio dos aparelhos. Com isso, além da recuperação e da restituição do bem ao proprietário, podemos chegar aos receptadores e aos autores dos crimes. Isso fortalece a confiança da população em nosso trabalho”, conclui Resende.