Frehley criou a persona Spaceman e marcou gerações com o Kiss. Foto: Reprodução.
Frehley criou a persona Spaceman e marcou gerações com o Kiss. Foto: Reprodução.

Morreu aos 74 anos Ace Frehley, guitarrista original do Kiss e um dos nomes mais influentes da história do hard rock. A informação foi confirmada pela família nesta quinta-feira (16), após ele ter sido mantido vivo por aparelhos.

No fim de setembro, um show do músico nos Estados Unidos foi cancelado após uma queda em seu estúdio doméstico. Dias depois, em outubro, a equipe anunciou a suspensão completa da agenda de 2025 devido a “problemas médicos em andamento”. Seu estado de saúde piorou nas últimas semanas.

Em nota enviada à imprensa, a família lamentou a perda:“Estamos completamente devastados e com o coração partido. Em seus últimos momentos, tivemos a sorte de poder cercá-lo de palavras, pensamentos, orações e intenções amorosas, atenciosas e pacíficas enquanto ele deixava esta Terra. Guardamos com carinho todas as suas melhores lembranças, suas risadas e celebramos a força e a bondade que ele dedicou aos outros. A magnitude de sua partida é de proporções épicas e incompreensível. Ao refletir sobre todas as suas incríveis conquistas de vida, a memória de Ace continuará viva para sempre!”

A trajetória de uma lenda

Nascido em 27 de abril de 1951, no Bronx, Nova York, Paul Daniel “Ace” Frehley cresceu em uma família musical e começou a tocar guitarra ainda na infância. Antes da fama, trabalhou como carteiro e motorista de táxi.

Em 1973, ingressou no Kiss após uma audição marcante, onde apareceu usando um tênis de cada cor. Seu estilo excêntrico e talento imediato garantiram sua vaga. Foi ele quem criou a icônica persona Spaceman (Space Ace), com maquiagem prateada em forma de estrelas, além de contribuir com o lendário logotipo de raio duplo da banda.

Frehley integrou a formação clássica do Kiss até 1982, período marcado por sucesso e também por conflitos internos e problemas com dependência química. Retornou em 1996 e permaneceu até 2002.

Carreira solo e legado

Paralelamente ao Kiss, comandou o Frehley’s Comet, banda com a qual lançou dois álbuns de estúdio, um deles certificado com disco de platina nos EUA. Ao todo, lançou oito discos solo, incluindo um bem-sucedido álbum de 1978, ainda como membro do Kiss.

Após décadas de luta, declarou estar sóbrio desde os anos 2000. Em 2014, foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame como integrante do Kiss. Ao longo da carreira, foi creditado em 11 álbuns do grupo, embora não tenha participado de todas as gravações.

Ace Frehley deixa um legado eterno para o rock, influenciando gerações de guitarristas com seu estilo único, solos marcantes e presença de palco inconfundível.

Confira o clipe de Psycho Circus, com participação de Frehley

Editado por Fábio Nóvoa