Wal Sarges
Chegou o grande momento de cair na folia em Belém. A programação do “Carnaval de Todas as Cores” abre oficialmente nesta sexta-feira, 10, às 21h, na Aldeia Cabana David Miguel, localizada no bairro da Pedreira. Serão os desfiles de oito escolas de samba que compõem o 2º Grupo, entre elas, a Escola de Samba Mocidade Olariense, que será a primeira a entrar na avenida do samba. A programação continua neste sábado, 11, e domingo, 12, às 20h e 21h, respectivamente, com os desfiles das escolas do 1º grupo.
“Será um acontecimento para todos nós, depois de dois anos parados, sem carnaval. Tanto para quem vive o carnaval quanto para os brincantes e sambistas que estão esperando bastante por este momento”, diz Charlene Nunes, vice-presidente da Liga Paraense das Agremiações Carnavalescas (Lipac).
Ela destaca que cada escola se preparou bastante, fazendo seus ensaios e arrastões. “Tem escola que está se preparando o ano todo, então, a expectativa é muito grande, não temos uma escola favorita, cada um está trabalhando de forma igual”, acrescenta.
Cada escola escolheu seus temas para seus sambas-enredos, algumas estão trazendo homenagens a artistas, como a Grande Família, que escolheu a banda Fruta Quente para sua homenagem. “Outro enredo que seguiu essa mesma linha é a Associação Carnavalesca Boêmios da Vila Famosa, que está homenageando a cantora Valéria Paiva, vocalista da Banda Fruto Sensual. A Mocidade Unida do Benguí, por sua vez, escolheu a cidade de Alenquer para homenagear em seu enredo. Outro enredo lindo será a do Grêmio Recreativo Escola de Samba Habitat do Boto, que levará o tema das religiões para a avenida do samba”, detalha Charlene Nunes.
O Fruta Quente, que tem uma história muito expressiva com os trios elétricos nos carnavais, soma sucessos desde a década de 1990 a hits atuais, tais como “Olha o Fruta aê ê ê ê ê…”, “Filhos da Fruta” e “Babaê Baô”. De olho no sucesso dessas três décadas, a Escola de Samba A Grande Família, do bairro do Telégrafo, escolheu o Fruta Quente para o tema do samba-enredo da agremiação: “Fruta Quente, trajetória divinal”.
SERVIÇO
Todas as Cores 2023
Quando: Dias 10/02 (sexta-feira) e 11/02 (sábado), às 21h; dia 12/02 (domingo), às 20h e 17/02 (sexta-feira), às 19h;
Onde: Aldeia Cabana (Av. Pedro Miranda, s/n – Pedreira)
Quanto: Gratuito (arquibancadas); frisas a R$280 (8 pessoas) e camarotes a R$600 (15 pessoas); com pagamento via pix, dinheiro e cartão, na Aldeia Cabana.
Ordem dos desfiles das Escolas de Samba do 2° grupo
- Escola de Samba Mocidade Olariense
Concentração: 19h
Desfile: Início 20h / Término 20h50
- Associação Carnavalesca Mocidade Unida do Benguí
Concentração: 20h
Desfile: Início 21h / Término 21h50
- Associação Carnavalesca Boêmios da Vila Famosa
Concentração: 21h
Desfile: Início 22h / Término 22h50
- Associação Carnavalesca Império Jurunense
Concentração: 22h
Desfile: Início 23h / Término 23h50
- Associação Carnavalesca Cacareco
Concentração: 23h
Desfile: Início 00h / Término 00h50
- Agremiação Carnavalesca Coração Jurunense
Concentração: 00h
Desfile: Início 01h / Término 01h50
- Grêmio Recreativo Escola de Samba Habitat do Boto
Concentração: 01h
Desfile: Início 02h / Término 02h50
- Associação Carnavalesca A Grande Família
Concentração: 02h
Desfile: Início 03h / Término 03h50