
Entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, Belém sediará a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), e a Igreja Católica terá presença marcante na programação oficial e paralela do evento. O Vaticano confirmou o envio de dez representantes diretos da Santa Sé, liderados pelo Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, que chefiará a delegação e representará o Santo Padre, Papa Leão. O chefe adjunto será o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro.
A presença da Santa Sé reforça a dimensão espiritual e ética do debate climático global. A delegação contará ainda com conselheiros e representantes de importantes organismos do Vaticano, como o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, o Dicastério para a Cultura e Educação, a Sala de Imprensa da Santa Sé e a Direção de Infraestruturas e Serviços, além de leigos atuantes em diversas áreas da Igreja.
Além da representação internacional, a Igreja Católica no Brasil organizará um extenso programa pastoral e profético sob o lema “Igreja na COP30”. A iniciativa, articulada pela Arquidiocese de Belém, será conduzida pelos bispos Dom Julio Endi Akamine (Arcebispo Metropolitano de Belém), Dom Alberto Taveira Corrêa (Arcebispo Emérito e presidente da Coordenação Arquidiocesana da Comissão de Preparação e Acompanhamento da COP30) e Dom Paulo Andreolli (Bispo Auxiliar e coordenador arquidiocesano da Comissão).
Programação e Localização dos Eventos
A programação pastoral acontecerá entre os dias 11 e 16 de novembro, em quatro polos da Região Metropolitana de Belém: o Colégio Santa Catarina de Sena (Polo Social), a Faculdade Católica de Belém (Polo Educação e Saúde), o Santuário São João Batista e Nossa Senhora das Graças, em Icoaraci (Polo Juventude), e o município de Santa Bárbara (Polo Sustentabilidade).
Os eventos incluirão painéis temáticos, oficinas, celebrações, apresentações culturais e ações de sensibilização socioambiental. Um dos pontos altos será a Caminhada dos Mártires da Casa Comum, marcada para o dia 12 de novembro, com saída do Colégio Santa Catarina de Sena e chegada à Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.
Logística e Hospedagem
A Arquidiocese de Belém também coordena toda a logística e hospedagem da delegação da Santa Sé, da CNBB e do CELAM, que ficarão hospedados em uma casa de retiros católica na capital paraense.
Com a presença confirmada de representantes das presidências da CNBB, do CELAM, das Conferências Episcopais Asiáticas (FABC) e da África e Madagascar (SECAMA), a Igreja Católica marca posição na COP30 como voz ativa em defesa do meio ambiente e da justiça socioambiental, inspirada nas encíclicas Laudato Si’ e Laudate Deum.
A programação completa está disponível no site da Arquidiocese de Belém: arquidiocesedebelem.com.br/cop30.