Diego Monteiro
Depois que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) antecipou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022, a expectativa agora é pelos listões das instituições públicas de ensino superior, que, ao todo, oferecem mais de 15.400 vagas em Belém e regiões do interior do Pará.
A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), estão com Processos Seletivos em andamento, enquanto as Universidades do Estado (Uepa) e Federal do Pará (UFPA) devem divulgar seus listões em breve. A UFPA, por sinal, informou que em 15 dias soltaria a lista dos aprovados. O IFPA revelou que no dia 14 deste mês divulgará o cronograma das próximas etapas.
Segundo o Inep, o desempenho de cada aluno é baseado na Teoria de Resposta ao Item (TRI), ou seja, um método que une a relação entre a probabilidade de o participante responder corretamente a uma questão, além, claro, do conhecimento na área em que está sendo avaliado e as características dos itens. Para visualizar as notas, basta acessar enem.inep.gov.br/participante com o login e senha.
RAIO X DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR
UFRA
l Neste ano, a Ufra terá duas formas de ingresso: pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e pelo Processo Seletivo Próprio (Prosel). Ao todo, serão ofertadas 2.240 vagas para 42 cursos, divididas igualmente entre as duas seleções nos campi de Belém, Capanema, Capitão Poço, Paragominas, Parauapebas e Tomé-Açu.
Pelo SiSU, o candidato precisa ter feito a prova do Enem em 2022 e se inscrever entre os dias 16 e 24 de fevereiro, pelo site oficial do programa sisu.mec.gov.br. Já no Prosel da Ufra, o interessado poderá escolher uma das duas últimas notas do Enem (2021 ou 2022), sendo que as datas de inscrições ainda serão definidas e divulgadas em breve pelo site novo.ufra.edu.br.
Os principais cursos oferecidos são: agronomia, ciência e tecnologia de alimentos, ciências biológicas, computação – licenciatura, engenharia ambiental e energias renováveis, engenharia cartográfica e de agrimensura, engenharia de pesca, engenharia florestal, letras – libras, letras – língua portuguesa, medicina veterinária, pedagogia, sistemas de informação, zootecnia.
IFPA
l Visando o preenchimento de 2.015 na modalidade de ensino presencial, o IFPA abre as inscrições para o Processo Seletivo Unificado (PSU) na próxima quarta-feira, 15, para cursos superiores de graduação para ingresso – modalidade com dois anos e meio a cinco anos de duração – no 1º e 2º semestre do ano letivo de 2023.
A seleção será realizada com base nas notas obtidas em cada área de conhecimento e na redação avaliada na mesma edição do Enem dos anos de 2020, 2021 ou 2022, que deverá ser informado pelo candidato no ato de sua inscrição. Não será cobrado taxa e o processo será feito exclusivamente pelo site sgc.ifrn.edu.br.
Licenciatura em geografia, ciência da computação, ciência e tecnologia, análise e desenvolvimento de sistema, ciências biológicas, engenharia de controle e automação, engenharia de materiais, engenharia elétrica, gestão hospitalar, gestão pública, história, letras em português, matemática, pedagogia, química, saneamento ambiental, agroecologia, gestão ambiental, são alguns dos cursos oferecidos pela instituição.
UEPA
l A Universidade do Estado do Pará divulgou a demanda das vagas ofertadas no Processo Seletivo (Prosel) 2023. Foram 31 cursos e 3.768 vagas, sendo que 1.438 só em Belém. O curso de fisioterapia continuou sendo o mais concorrido, sendo 2.229 estudantes inscritos para as 12 vagas, ou seja, a concorrência ficou em 185,7 candidatos por vaga.
Com a divulgação das notas pelo Inep, a Uepa aguarda agora o recebimento oficial dos dados para o processamento das informações, o que garantirá o pleno resultado e divulgação dos nomes dos aprovados no Processo Seletivo 2023. Todas as vagas foram destinadas aos que participaram do Enem de 2022 e a data do listão será divulgada em breve.
Dentre os cursos ofertados estão: enfermagem, biomedicina, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, terapia ocupacional, engenharia florestal, tecnologia de alimentos, educação física, licenciatura em letras, engenharia ambiental e sanitária, engenharia de software, bacharel em relações internacionais, licenciatura em história, letras e geografia, entre outros.
UFPA
l A Universidade Federal do Pará tem 7.380 vagas disponíveis, já contando com as 192 adicionais reservadas a pessoas com deficiência (PcD).
Em nota divulgada ontem, a UFPA informou que a previsão é que o resultado seja divulgado em até quinze dias. “O Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ceps) já está realizando o download [dos dados] para iniciar o cruzamento do banco de notas com o banco de inscritas pré-homologadas no PS 2022. Com base nesse cruzamento, em breve, será divulgada a homologação preliminar das inscrições”
Assim como ocorreu em 2022, este ano a UFPA prevê a reoferta, abrindo inscrição para vagas remanescentes de outros cursos. É outra oportunidade de ingresso para além das chamadas regulares (repescagens).
Os cursos oferecidos são: matemática, pedagogia, agronomia, ciências biológicas, geografia, medicina, agroecologia, física, engenharia da produção. geoprocessamento, história, química, administração, arquitetura e urbanismo, arquivologia, dentre outros.