Foto: Rosana Pinto/DFN
Foto: Rosana Pinto/DFN

Neste sábado (11), Belém realiza uma das procissões mais emocionantes do Círio de Nazaré: a Trasladação. Segunda maior romaria do evento em número de participantes, o cortejo leva a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré do Colégio Gentil Bittencourt até a Catedral Metropolitana, num percurso iluminado pela fé e pela devoção dos fiéis — por isso também conhecida como “procissão de luz”.

A programação começa às 16h30, com missa celebrada por Dom Júlio Endi Akamine, arcebispo metropolitano de Belém, em altar montado em frente ao Colégio Gentil Bittencourt. Logo após, às 17h30, tem início o trajeto da imagem, que deverá reunir cerca de 1,9 milhão de devotos.

Com 3,7 quilômetros de extensão, a Trasladação segue no sentido inverso ao do Círio, e tem chegada prevista para 23h30. Diferentemente da procissão principal, apenas um carro participa do cortejo: a Berlinda, que conduz a Imagem Peregrina, este ano com decoração assinada pelo artista Vando Nascimento.

O percurso passa por importantes vias da capital paraense, como as avenidas Nazaré, Presidente Vargas, Portugal e Boulevard Castilho França, além da rua Padre Champagnat, encerrando-se com a chegada da Imagem à Catedral de Belém.