
Falta um mês para a COP30, que será realizada em Belém, e as atenções agora se voltam para a Pré-COP30, último grande encontro antes do evento na capital paraense. No dias 13 e 14, Brasília será palco de discussões sobre como fechar o gap de ambição entre as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) apresentadas pelos países e o objetivo global de limitar o aumento da temperatura a 1,5ºC.
Entre os eventos paralelos de destaque na capital federal está o Seminário Nacional “Transições Justas em Movimento”, realizado pelo Instituto LACLIMA, em parceria com a UnB, o Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR Brasil). O encontro acontece no Auditório do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), no dia 14 de outubro.
“Falar em transição justa é falar sobre o futuro que queremos construir. Enfrentar a crise climática exige mudanças profundas que não repitam os padrões de desigualdade e exclusão que marcaram a nossa história. O desafio é garantir que a transição para uma economia de baixo carbono seja também socialmente justa, inclusiva e participativa. O seminário propõe justamente esse espaço plural de escuta e diálogo entre diferentes vozes da sociedade”, destaca Caroline Rocha, Diretora de Políticas Públicas e Engajamento do Instituto LACLIMA.
O Caminho para a COP30
Outro evento relevante da Pré-COP é “O caminho para Belém: Contribuições da Sociedade Civil”, promovido pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS), Greenpeace Brasil, Instituto Talanoa, Instituto LACLIMA, Observatório do Clima, Plataforma CIPÓ, The Nature Conservancy (TNC Brasil), Transforma Global e WWF-Brasil. O encontro, que acontecerá no Brasília Palace Hotel nos dias 14 e 15 de outubro, reunirá perspectivas científicas, políticas e de mobilização em torno dos principais eixos temáticos da COP30: NDC e resposta à lacuna de ambição; natureza; energia e transição para longe dos combustíveis fósseis; financiamento; adaptação; e transição justa.
“O encontro é uma oportunidade para consolidar as propostas e soluções da sociedade civil em torno dos quatro pilares da COP30 — o Segmento de Alto Nível, as Negociações, a Agenda de Ação e a Agenda de Mobilização. É fundamental que as vozes da sociedade sejam ouvidas e consideradas na construção das decisões que definirão o futuro climático global”, afirma Caroline Rocha.
Capacitação e Análise de Políticas Públicas
No dia 16 de outubro, a LACLIMA, em parceria com o JUMA/PUC-Rio e a London School of Economics (LSE), realizará um workshop de capacitação na ferramenta NDC Align, voltado a servidores públicos federais. O encontro tem como objetivo apoiar equipes técnicas na análise de políticas públicas relacionadas às mudanças do clima e fortalecer a integração de dados e estratégias setoriais entre ministérios.