Operação ‘Revista Geral’ avança no Pará durante o Círio

Pará - A Seap iniciou uma operação de revista em todas as 54 unidades prisionais do Pará para reforçar a segurança durante as celebrações do Círio de Nazaré, com encerramento previsto para segunda-feira.

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) iniciou, nesta quinta-feira (9), uma operação de revista geral nas 54 unidades prisionais do Pará, com o objetivo de intensificar a segurança no sistema penitenciário em meio às celebrações do Círio de Nazaré. A operação ocorre em todo o Estado e tem previsão de se encerrar até segunda-feira

A ação começou no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, que reúne onze unidades, incluindo o Hospital Geral Penitenciário (HGP), e será estendida a todas as unidades estaduais.

Equipes especializadas do Grupo de Ação Penitenciária (GAP), Comando de Operações Penitenciárias (Cope), Grupo de Busca e Recaptura (GBR) e os policiais penais das unidades participam da operação.

O secretário adjunto de Gestão Operacional da Seap, Ringo Alex Rayol Frias, destacou que o procedimento de revista nos blocos e celas visa “checar o ambiente carcerário, verificar postos de serviço e condições de ambiência”, com o intuito de prevenir falhas no controle interno e garantir estabilidade nas unidades.

Essa operação foi definida em reunião do Sistema Estadual de Segurança Pública (Sieds), realizada anteriormente sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

Durante o Círio 2025, a Seap também atuará em conjunto com o Grupo de Busca e Recaptura (GBR) e a Central Integrada de Monitoramento Eletrônico (Cime), apoiando ações de fiscalização relacionadas a pessoas que cumprem medidas cautelares alternativas e no cumprimento de mandados judiciais.

Controle e segurança prisional

Segundo Frias, a “Revista Geral” promove controle efetivo do ambiente prisional e contribui para a paz social, especialmente durante o Círio, conhecido como o “Natal dos paraenses”.

A comandante do GAP, Eslaine Almeida, informou que não houve intercorrências até o momento e ressaltou que as inspeções foram conduzidas conforme o plano estabelecido.

O diretor-geral do Complexo de Santa Izabel, sargento Jefferson Leite, afirmou que a revista preventiva busca impedir “qualquer ação subversiva” e reforçar a segurança dentro e fora dos muros penitenciários, em especial diante do período festivo.

Já o diretor da Unidade Custodial de Regime Fechado V (UCR V), Willian Nogueira, complementou que as inspeções alinhadas aos protocolos internos ajudam a manter disciplina e ordem nas unidades.