Corpo técnico da ONU acompanha a montagem dos espaços oficiais, os testes de segurança e acessibilidade.
Corpo técnico da ONU acompanha a montagem dos espaços oficiais, os testes de segurança e acessibilidade.

A preparação para a COP30 entrou oficialmente em sua fase final. Nesta quarta-feira, 8 de outubro, a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, recebeu no Parque da Cidade, em Belém, a equipe técnica da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). O grupo, formado por 25 integrantes, desembarcou na capital paraense para permanecer até a realização da conferência, em novembro, acompanhando de perto os ajustes de segurança, saúde, mobilidade e credenciamento.

Tradicionalmente, a equipe da ONU chega ao país anfitrião cerca de 30 dias antes da conferência. Nesta etapa, o corpo técnico acompanha a montagem dos espaços oficiais, os testes de acessibilidade e segurança, além da integração dos sistemas de transporte, energia e comunicação necessários para o pleno funcionamento do evento. “Estamos muito felizes em recebê-los. Entramos agora na fase da implementação de tudo que foi preparado ao longo de meses e tenho certeza de que será a melhor COP de todos os tempos”, afirmou Hana, que também preside o Comitê Estadual da COP30.

O Parque da Cidade, construído pelo Governo do Pará e entregue ao Governo Federal e à ONU, será a sede da conferência. A chegada da comitiva ocorreu às vésperas do Círio de Nazaré, o que, segundo a vice-governadora, permite aos técnicos conhecerem a estrutura da capital durante a maior procissão católica do país. “É uma oportunidade de verem Belém em um grande evento, com mobilidade, segurança e saúde funcionando para mais de um milhão de pessoas nas ruas”, destacou.

Legado da COP30 para Belém

Além do Parque, o Estado entregou mais de 30 obras estruturantes que transformaram Belém nos últimos dois anos. Para Olmo Xavier, diretor de Infraestrutura da Secretaria de Coordenação da COP30 (Secop), esse é o legado mais visível da conferência. “Da cidade que vocês viram antes para a de agora, Belém tem uma nova cara”, disse.

A equipe da ONU é liderada por Juliet Kigundu, chefe da Unidade de Coordenação da UNFCCC, que ressaltou a importância da cooperação. “A COP30 só acontece porque é fruto do trabalho conjunto da ONU, do Brasil e do Pará. Ver que tudo está adiantado é motivo de confiança para o sucesso do evento”, afirmou.

O encontro também contou com a presença de Khalid Magzoub, líder da Equipe de Gestão de Reuniões; Kevin O’Hanlon, chefe de segurança da UNDSS; e Flávia Castelhano, diretora de Projetos da Secop.