Celebração faz parte da programação do 233º Círio de Nazaré e mantém tradição de 12 anos no complexo.
Celebração faz parte da programação do 233º Círio de Nazaré e mantém tradição de 12 anos no complexo. Foto: Rosana Pinto/DFN

Na manhã desta quinta-feira (9), por volta das 6h, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visitou o Complexo do Ver-o-Peso, em Belém. A tradição, que chega à sua 12ª edição consecutiva, faz parte das celebrações do 233º Círio de Nazaré e é sempre aguardada com grande expectativa pelos feirantes do local — considerado a maior feira ao ar livre da América Latina.

A programação começou com uma missa campal na Praça do Relógio, às margens da Baía do Guajará, presidida por Dom Paulo Andreolli, bispo auxiliar de Belém. Em seguida, a Imagem Peregrina percorreu todos os setores do complexo, passando pela Feira do Açaí, Mercado de Peixe, Mercado do Ver-o-Peso e Mercado de Carne. Durante o trajeto, a emoção tomou conta de comerciantes e frequentadores.

Missa e caminhada pelos mercados marcaram a manhã desta quinta-feira em Belém. Crédito: Celso Rodrigues

“Isso dá uma emoção grande. Apesar de eu não ser devota, é emocionante ver a fé. Já abençoou minha barraca e a de todos os comerciantes daqui. Fico muito grata por isso”, disse a feirante Delma Pacheco, 49 anos.

Tradição do Círio comove feirantes e frequentadores na maior feira ao ar livre da América Latina. Crédito: Celso Rodrigues

Entre os visitantes também estava Raimunda de Nazaré Tavares Pinheiros, 67 anos, dona de casa, que acompanha todos os anos a passagem da santa pelo Ver-o-Peso. “A emoção é muito grande, não sei nem explicar. É algo que vem de dentro. Tenho muita fé, porque ela tem me ajudado muito, principalmente quando minha filha teve câncer. Para mim, é uma gratificação enorme. Uma fé indescritível”, contou emocionada.

(Com informações de Celso Rodrigues)