
Belém e Pará - Mais de 1.000 pessoas participaram, na noite de quarta-feira (8), de uma edição especial de treino funcional no Estádio Olímpico do Pará — Mangueirão, em Belém (PA). O evento começou às 19h30 e teve duração aproximada de duas horas, com atividades orientadas por profissionais de educação física, visando promover saúde, integração e incentivo à prática esportiva na comunidade local.
O treino funcional foi organizado pelo governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel-PA), em parceria com o grupo Tropa dos Corres Fofo. E marca uma inovação: pela primeira vez a modalidade será realizada dentro do próprio estádio, não apenas no estacionamento, ampliando a experiência dos participantes.
Durante a atividade, foram montadas estações distribuídas nas dependências do Mangueirão, onde pessoas de diferentes idades e níveis de condicionamento puderam se exercitar com segurança e suporte técnico adequado. O evento tem caráter aberto ao público, reforçando o compromisso do Estado em tornar o esporte acessível a todos.
Ação aproxima esporte, saúde e cidadania
O secretário da Seel, Cássio Andrade, destacou que o Mangueirão deve estar cada vez mais “de portas abertas” para a população: “Esse tipo de ação aproxima o esporte, a saúde e a cidadania. É gratificante ver o estádio sendo utilizado para fortalecer hábitos saudáveis”.
Regularidade do treino funcional
O secretário da Seel faz parte de uma regularidade: o projeto já vinha ocorrendo no estacionamento do Mangueirão às terças e quintas-feiras, das 20h às 22h. Agora, a realização dentro da arena esportiva amplia o alcance e visibilidade da iniciativa.
Esporte como ferramenta de inclusão social
Com a ação, o governo reforça a importância do esporte como ferramenta de inclusão social, promoção de saúde pública e fortalecimento do vínculo entre população e espaços públicos históricos, como o Mangueirão.