NA MEDIDA CERTA

Castanha-do-Pará: saiba quanto consumir sem prejudicar a saúde

Rica em selênio e antioxidantes, a castanha-do-pará traz vários benefícios, mas o consumo deve ser de 55 mcg (microgramas) de selênio por dia

Castanha-do-Pará: saiba quanto consumir sem prejudicar a saúde

A castanha-do-Pará é uma fonte poderosa de minerais e antioxidantes, que podem fortalecer o organismo e proteger contra inflamações. No entanto, consumir a semente em excesso pode trazer riscos à saúde, principalmente por causa do selênio, mineral essencial que se torna tóxico quando ingerido em grandes quantidades.

As recomendações diárias do Institute of Medicine (2010) para selênio, especificamente para os adultos, devem ser consumir 55 mcg (microgramas) de selênio por dia. No entanto, uma única castanha-do-Pará há cerca de 135 mcg, segundo dados da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos.

Segundo a nutricionista e professora do curso de nutrição do Centro Universitário Braz Cubas (São Paulo), Renata Boaventura, “assim como diversos nutrientes, o consumo excessivo pode ser tóxico. No caso do selênio, sua ingestão excessiva pode resultar em problemas de saúde adversos, incluindo sintomas como perda de cabelo e unhas, lesões de pele, distúrbios do sistema nervoso e até paralisia”.

Ela também é rica em…

É uma semente calórica, rica em gorduras mono e poli-insaturadas, que, embora benéficas, podem contribuir para o ganho de peso se consumidas em excesso. Uma porção média de 30 gramas, equivalente a oito unidades, possui 202 calorias; já 100 gramas chegam a 674 calorias, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos.

Quantas castanhas comer por dia?

Para equilibrar os benefícios e evitar riscos, Boaventura recomenda o consumo de até três unidades da castanha por dia. E a castanha pode ser consumida de diferentes formas: pura, com iogurte, fruta, ou colocada em receitas, como bolos e panquecas.

Benefícios da Castanha-do-Pará

Benefícios
Quando consumida com moderação e inserida em uma alimentação equilibrada, traz efeitos positivos à saúde. O selênio, mineral presente na semente, atua como antioxidante, auxilia no metabolismo de hormônios da tireoide, fortalece o sistema imunológico, contribui para a fertilidade e função neurológica, além de reduzir o risco de doenças crônicas não transmissíveis, como câncer, diabetes mellitus e doenças cardiovasculares.

Estudo da Universidade Federal de Viçosa

Um estudo recente da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Minas Gerais, publicado no periódico The Journal of Nutrition, mostrou que a castanha-do-pará pode reduzir marcadores inflamatórios e ajudar na prevenção da obesidade. 

A pesquisa acompanhou 56 mulheres com sobrepeso ou obesidade, divididas em dois grupos: um consumiu a castanha diariamente e o outro não ingeriu a oleaginosa. Após oito semanas, por meio de análises de sangue, entre aquelas que comeram o alimento, as concentrações de marcadores inflamatórios eram menores. O grupo apresentou valores mais baixos para a proteína C-reativa, o fator de necrose tumoral e a interleucina 1-beta, por exemplo. 

**Com informações da CNN