CONFIRA AS DATAS

BRT Metropolitano e Ponte de Outeiro terão inaugurações em dias diferentes

Decisão foi tomada devido à intensa agenda de entregas do Governo do Estado nas semanas que antecedem a COP30

Decisão foi tomada devido à intensa agenda de entregas do Governo do Estado nas semanas que antecedem a COP30
Decisão foi tomada devido à intensa agenda de entregas do Governo do Estado nas semanas que antecedem a COP30. Foto: Agência Pará

Em razão da movimentada agenda de inaugurações de obras com vistas à COP 30 que começa daqui a 34 dias, o Governo do Estado decidiu separar a entrega de duas importantes obras de mobilidade urbana que seriam inauguradas juntas. De acordo com nota do colunista Mauro Bonna publicada na sua coluna de hoje no DIÁRIO DO PARÁ, o governador Helder Barbalho teria optado por inaugurar o BRT Metropolitano no dia 18 e, no dia 19 a Ponte de Outeiro.

BRT Metropolitano: marco da mobilidade

O sistema do BRT Metropolitano começou a operar em fase assistida mês passado, representa um marco para a mobilidade urbana e vai beneficiar diretamente os moradores da Região Metropolitana de Belém.

O projeto do BRT Metropolitano contempla a construção de 13 passarelas ao longo da BR-316, 13 estações de embarque e desembarque e dois terminais de integração – em Ananindeua e Marituba. Toda a operação será coordenada pelo Centro de Controle Operacional (CCO), garantindo mais segurança e eficiência no transporte coletivo.

A frota contará com 265 ônibus equipados com ar-condicionado e internet wi-fi, assegurando mais conforto aos usuários. O sistema vai integrar diversos bairros dos municípios da Região Metropolitana, permitindo o acesso por corredores exclusivos na BR-316 até os terminais de conexão e demais destinos.

Ponte de Outeiro é estratégica para integração da região

O projeto da nova ponte estaiada entre Icoaraci e Outeiro, em Belém, é um projeto do Governo do Pará e está sendo executado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra). Com 414 metros de comprimento e 10,5 metros de largura, o trecho central do equipamento público será sustentado por uma estrutura estaiada, composta por cabos de aço que garantem maior resistência e segurança.

O design inovador utilizado na ponte oferece dois vãos de navegação de 117 metros cada, assegurando a fluidez e a proteção do tráfego aquaviário. A obra é considerada estratégica para a integração da região, beneficiando moradores que dependem diariamente da ligação entre os distritos, além de impulsionar o turismo, a economia local e a qualidade de vida da população.

Além de melhorar a mobilidade, o projeto vai facilitar o acesso às praias de Outeiro, um dos destinos turísticos mais procurados da região.