O icônico local escolhido para a realização da mostra temporária.
Belém, a capital da fé e da cultura amazônica, está prestes a viver mais um capítulo marcante de sua história. Em meio às celebrações do Círio de Nazaré, será inaugurada, no próximo dia 8, a exposição “Círio: Festa em Movimento”, no Museu do Círio, localizado no emblemático Complexo Feliz Lusitânia. A mostra poderá ser visitada até 11 de janeiro de 2026, com entrada gratuita.
Mais do que uma exposição temporária, o trabalho é uma ponte entre passado, presente e futuro. É o primeiro passo para o nascimento de um novo Museu do Círio, totalmente renovado, que contará com um projeto arrojado, interativo e interpretativo, cuja inauguração está marcada para outubro de 2026, quando a instituição completa 40 anos.
A realização é fruto da parceria entre o Museu do Círio e o Instituto Sotaques, que tem apoio da Secretaria de Cultura do Pará – SECULT PA e patrocínio da Hydro, por meio da Lei Rouanet.
Movimento, dentro e fora do museu
A mostra “Círio: Festa em Movimento” foi concebida para traduzir a essência de uma das maiores manifestações culturais do Brasil. Reconhecida como patrimônio da Humanidade pela UNESCO, o Círio de Nazaré será apresentado aos visitantes por meio de experiências informativas e participativas, promovendo verdadeiras conexões com o público. O conceito central parte da ideia do movimento da corda que avança, da multidão que caminha, da fé que pulsa em cada canto da cidade e também do movimento de transformação pelo qual passa o próprio museu.
Espaço vivo e múltiplo
Quem visitar o espaço será impactado por ambientes imersivos, que recriarão sons, imagens e atmosferas próprias do Círio, despertando memórias afetivas. Os espaços interativos permitirão que o público registre depoimentos em vídeo, compartilhe suas histórias e revele o que o Círio significa em sua vida.
A cenografia será um espetáculo à parte. Imagens transitórias, como andaimes cenográficos, simbolizarão a reconstrução da narrativa e a preparação do novo espaço. Assim, a mostra se torna um laboratório coletivo, no qual cada visitante é convidado não apenas a contemplar, mas também a participar ativamente da construção do novo museu.
Vem aí o Novo Museu do Círio!
Este bordão será o fio condutor de um movimento de engajamento coletivo, que abre espaço para diferentes atores da sociedade contribuírem — seja por meio de empresas que possam patrocinar, como a população que fará parte da construção coletiva do conteúdo do museu. Trata-se de uma oportunidade única de reafirmar a importância de preservar, celebrar e reinventar a maior manifestação de fé e cultura da Amazônia.
O projeto de requalificação do Museu do Círio prevê não apenas a restauração do edifício histórico, mas também a implementação de uma expografia permanente interpretativa, conceito inovador que transforma o visitante em protagonista.
A ideia é que seja um museu que dialogue com seu público, que valoriza o patrimônio imaterial e que traduza a dimensão única do Círio de Nazaré, como expressão de fé, cultura, identidade e pertencimento do povo paraense.
Com essa renovação, o Museu do Círio coloca Belém em evidência no circuito de museus dedicados à promoção e valorização do patrimônio cultural. Além disso, integrará de forma estratégica o calendário turístico da cidade, fortalecendo o Complexo Feliz Lusitânia como importante polo de memória e arte.
Um convite à participação e ao legado
O lançamento de “Círio: Festa em Movimento” marca também o início de uma grande campanha de mobilização social e complementação da captação de recursos. Empresas e instituições estão sendo chamadas a integrar esse movimento histórico como parceiros, patrocinadores e colaboradores do Museu.
O objetivo dos organizadores é unir forças para viabilizar a construção de um espaço à altura da grandiosidade do Círio de Nazaré e do povo paraense, com a população sendo convidada a contribuir com essa criação coletiva, que resultará em um espaço, cujo conteúdo terá total alinhamento com o jeito de viver o Círio de Nazaré.
Então te ligas, mana, porque vem aí o Novo Museu do Círio!
Serviço
Exposição: Círio: Festa em Movimento
Local: Museu do Círio – Complexo Feliz Lusitânia, Belém/PA
Abertura: 8 de outubro de 2025
Temporada: em cartaz até 11 de janeiro de 2026
Visitação: terça a domingo, das 09h às 17h
Entrada gratuita