Belém e Pará - O Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA) vai promover, nesta terça-feira (7), a observação da Superlua, fenômeno astronômico que acontece quando a Lua cheia, ou a Lua nova, coincide com o ponto de maior aproximação da Lua em relação à Terra, chamado de perigeu.
A observação começa a partir das 19h, de forma gratuita, sem a necessidade de inscrição prévia, com o fechamento dos portões às 20h30. Esta será a primeira vez que a Superlua ocorrerá em 2025. Na observação, serão disponibilizados telescópios e binóculos para observação dos detalhes da Superlua. O Planetário pontua que a realização da atividade vai estar sujeita às condições climáticas.
Curiosidades sobre a Superlua
Curiosidade – Além do espetáculo visível a olho nu, a principal consequência da Superlua são sutis modificações nas marés. “Devido à Lua estar mais próxima, sua força gravitacional sobre a Terra é ligeiramente maior, o que resulta em marés cheias mais altas e marés baixas mais baixas, a grosso modo”, destaca o técnico em Física do CCPPA, Gabriel Condurú. No entanto, o especialista pondera que não há evidências científicas de que as Superluas causem desastres naturais, como terremotos ou erupções vulcânicas, por exemplo.
Serviço
Serviço:
Observação da Superlua no Planetário
Dia 7 de outubro, a partir das 19h, com fechamento dos portões às 20h30.
Entrada gratuita, sem a necessidade de inscrição prévia
Endereço: Rodovia Augusto Montenegro, s/n, km 3, ao lado do Mangueirinho.