O Governo do Pará detalhou, nesta segunda-feira, 6 de outubro, o esquema de segurança, logística e atendimento da Operação Círio 2025. Coordenada pela Segup, a ação reúne forças estaduais, municipais e federais para garantir tranquilidade a paraenses e visitantes durante toda a quadra nazarena. Ao todo, 12.240 agentes e 892 viaturas estão mobilizados de hoje até quarta-feira, 29 de outubro.
“Essa é uma das maiores operações da segurança pública, com integração de órgãos federais e municipais e apoio de saúde e assistência para que romeiros, turistas e a população de Belém possam viver este momento de fé com segurança; tudo foi planejado com meses de antecedência”, afirmou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
Estão programados 28 eventos ao longo do período: 14 procissões, nove missas do Círio e cinco ações artísticas e culturais, como a Festa da Chiquita, o arrastão do Arraial do Pavulagem, o Encontro de Tambores e o Auto do Círio. As equipes atuarão com policiamento ostensivo e preventivo nas rotas das procissões e em áreas de maior público, além de patrulhamento fluvial e aéreo.
Monitoramento e Controle da Operação
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na sede da Segup, fará o monitoramento em tempo real por meio de mais de 60 câmeras ao longo dos percursos. O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) será instalado na Travessa Quintino Bocaiúva, no Largo do Redondo, onde também haverá registro de ocorrências e acolhimento de objetos e documentos perdidos para encaminhamento à Diretoria de Polícia Metropolitana, Bloco C, 2º andar, na Delegacia-Geral.
O Corpo de Bombeiros manterá unidade móvel próxima ao Theatro da Paz, na Praça da República, com atendimento de urgência, acolhimento de crianças perdidas e suporte geral. No Círio Fluvial, as equipes atuarão em apoio à Marinha do Brasil com fiscalização de embarcações e pontos de extração com ambulância para emergências.
Apoio aos Peregrinos e Romaria
O apoio aos Peregrinos de Nazaré inclui 28 postos nas PAs, na BR-316 e na Alça Viária, com oferta de alimentação, hidratação, assistência médica e, em alguns locais, hospedagem. As ações seguem até sábado, 11 de outubro, nos pontos de apoio, para dar segurança a quem chega a Belém a pé ou de bicicleta.
No sábado, 11 de outubro, a Moto Romaria terá fiscalização e triagem de equipamentos obrigatórios pela Polícia Civil e pelo Detran. O pórtico de controle ficará no início da Avenida Marechal Hermes com a Avenida Visconde de Souza Franco, ponto de concentração do cortejo.
Ao longo das principais romarias, serão 20 pontos fixos de observação com efetivo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros para atendimento rápido a ocorrências. Mais de 60 pontos de bloqueio viário serão operados; após a Moto Romaria, as travessas Rui Barbosa e Benjamin Constant ficarão abertas para cruzar a Avenida Nazaré, assim como as ruas Gaspar Viana e Oswaldo Cruz para cruzar a Avenida Presidente Vargas e a rua Gama Abreu para acessar a Avenida Serzedelo Corrêa, até o início da Trasladação.
A operação integra Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros Militar, Detran, Seap, Grupamentos Aéreo e Fluvial, Sespa e órgãos parceiros das esferas municipal e federal. “O objetivo é reunir e integrar esforços para dar resposta rápida a eventuais ocorrências e proteger cada pessoa que vive a fé mariana nas ruas de Belém”, disse Ualame Machado.