CRISE SANITÁRIA

Brasil já tem 225 registros de intoxicação por metanol e 15 mortes notificadas

São Paulo concentra a maior parte dos casos; Ministério da Saúde monitora situação em 13 estados.

Os episódios, São Paulo concentra a maior parte dos casos; Ministério da Saúde monitora situação em 13 estados. detectados no estado de São Paulo, acenderam um alerta nacional.
São Paulo concentra a maior parte dos casos; Ministério da Saúde monitora situação em 13 estados.

O Ministério da Saúde confirmou neste domingo, 5 de outubro, que o Brasil soma 225 registros de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica. Do total, 16 casos já foram confirmados e outros 209 permanecem em investigação. Há também 15 mortes notificadas, sendo duas confirmadas em São Paulo e 13 ainda sob análise em diferentes estados.

São Paulo lidera as ocorrências, com 192 registros, dos quais 14 confirmados e 178 em investigação. O Ceará notificou o primeiro caso suspeito, enquanto Bahia e Espírito Santo descartaram os casos anteriormente reportados. Ao todo, 13 estados aparecem com notificações: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará.

Segundo o balanço, os óbitos investigados incluem sete em São Paulo, três em Pernambuco, um no Mato Grosso do Sul, um na Paraíba e um no Ceará. Os dados foram consolidados pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e atualizados até as 16h.

O Ministério da Saúde reforçou que as informações serão atualizadas diariamente em seus canais oficiais, sempre a partir das 17h.