
Um cicloativista se prepara para uma viagem de 33 dias partindo de São Paulo com destino a Belém, com objetivo de destacar a conexão entre transporte sustentável e os desafios climáticos que serão debatidos na COP 30.
A proposta é atravessar o país em bicicleta, promovendo visibilidade para o papel dos modos de transporte limpos no combate às mudanças ambientais, especialmente no contexto da Amazônia.
Durante o trajeto, a iniciativa deverá passar por cidades-chave, realizar paradas para mobilização local e debates com comunidades, ativistas ambientais e gestores públicos. O projeto simboliza a união entre ação individual e engajamento coletivo na agenda do clima.
Financiamento coletivo banca a aventura
Para viabilizar a viagem, Bira conta com uma campanha de financiamento coletivo. Toda a jornada está sendo registrada em vídeos e fotos que serão postados em suas redes sociais.
Mais do que um esforço físico, a jornada pretende servir como manifesto ambulante: reafirmar que mobilidade sustentável, mitigação de emissões e justiça ambiental são temas que atravessam distâncias — e que atendem como inspiração para colocar o Brasil no centro das pautas climáticas globais.