VEJA COMO FOI

Nervosismo e esperança: o domingo dos 35 mil paraenses no 'Enem dos Concursos

Cerca de 35 mil paraenses encararam a prova objetiva do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2), chamado de “Enem dos concursos”

Cerca de 35 mil paraenses fazem prova do “Enem dos Concursos” neste domingo
Cerca de 35 mil paraenses fazem prova do “Enem dos Concursos” neste domingo Foto celso Rodrigues/ Diário do Pará.

Cerca de 35 mil paraenses encararam a prova objetiva do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2), chamado de “Enem dos concursos”, na tarde deste domingo, 5. A prova foi aplicada em 17 cidades do Pará, incluindo Belém e Região Metropolitana, Cametá, Breves, Marabá, Itaituba e Tucuruí. O DIÁRIO acompanhou a concentração de candidatos no principal polo de aplicação, a Faculdade Estácio, no centro da cidade, com 2.332 inscritos.

Segundo os candidatos ouvidos pela reportagem, a facilidade da internet permitiu uma preparação online para as provas, planejando as horas de estudos conforme a rotina pessoal. “Sempre procurava um horário mais tranquilo para estudar, longe do barulho. Toda a minha preparação foi autônoma. É desgastante , mas dá para encarar”, relatou Guimel Sanches, de 27 anos. Na segunda edição do “Enem dos Concursos” a banca organizadora foi a Fundação Getulio Vargas (FGV), o que exigiu dos concurseiros uma nova dinâmica de estudos.

Concurso Nacional Unificado movimenta 35 mil candidatos no Pará
Concurso Nacional Unificado movimenta 35 mil candidatos no Pará Foto celso Rodrigues/ Diário do Pará.

Do total de candidatos no Pará, 62% são mulheres (22.415) e 37% são homens (13.542). O cenário nacional é parecido, com 60% das inscrições preenchidas pelo público feminino. Segundo o governo federal, isso representa não apenas interesse, mas também disposição para ocupar espaços públicos de decisão e atuação profissional qualificada. “Acredito que a mulher está buscando o seu espaço dentro do mercado de trabalho e não enxerga tanto somente aquele padrão de ficar em casa cuidando do filho, mas sim trabalhar e conquistar seu espaço. É muito importante ter independência financeira”, relata Andresa Pereira, 33, que encarou a prova do domingo. 

Próximas etapas – A lista de convocados para a segunda prova será divulgada no dia 12 de novembro e a prova discursiva será no dia 7 de dezembro. A primeira lista de pessoas candidatas classificadas no CPNU será divulgada no dia 20 de fevereiro. A partir dessa data, serão feitas três chamadas de confirmação de interesse. Caso algum candidato chamado na primeira lista desista do concurso, ele pode abrir espaço para novos convocados. A lista após a terceira confirmação de interesse será divulgada em 16 de março.