Em celebração ao Dia Mundial dos Animais, comemorado em 4 de outubro, a praça Batista Campos, em Belém, recebeu uma grande ação voltada para saúde e bem-estar animal, com serviços gratuitos, no sábado, 4 de outubro. Promovida pela Prefeitura de Belém, com a parceria da Defensoria Pública do Estado, o “Belém Animal” garantiu a vacinação, hemograma dos bichinhos para castração, atividades educativas e uma novidade: emissão do RG animal.
A data escolhida faz alusão à São Francisco de Assis, considerado padroeiro dos animais e da natureza. “Esse dia revela o amor que as pessoas têm, então trouxemos coleta de hemograma para castrar o animal posteriormente, o que é uma novidade, além de consulta e vacinação. Além deste dia, a população pode procurar o castramóvel e outras ações que realizamos nos bairros”, explica a secretária de Proteção e Defesa dos Animais da Prefeitura de Belém, Eliana Uchoa. Ela informou ao DIÁRIO que um novo hospital público voltado para os pets é outra iniciativa municipal que será entregue para a população.
A coleta de hemograma foi uma das novidades da ação. Por meio do exame, é possível verificar a saúde do animal antes do procedimento de castração. Aline Paiva levou a cadela de 3 anos para o procedimento.
“Ela teve uma ninhada um tempo atrás e ficou muito mal, muito debilitada, por isso vamos recorrer à castração para evitar uma nova ninhada”, explicou. Quando questionada sobre o nome da cachorra, a surpresa: “ela é a Lara Larissa Manoela Leão de Carvalho e é da família”, brincou Aline. O Belém Animal também ofereceu conscientização sobre guarda responsável e sensibilização contra a comercialização irregular de animais.
O dia de ações para os companheiros de quatro patas contou com uma novidade muito procurada: a emissão do RG Animal, pela Defensoria Pública do Pará. Lançado em abril pelo Governo Federal, o Cadastro Nacional de Animais Domésticos foi criado para registrar cães e gatos em um banco de dados nacional. Tutores, ONGs e municípios podem cadastrar os animais sob sua responsabilidade e emitir a carteirinha de identificação. De forma simples, é um RG Animal que inclui um QR Code.
“O objetivo é garantir a identificação dos animais: se tem chip, se está com a vacinação em dia, serve para entender aquele animal. Além disso, é uma forma de mitigar as situações de maus tratos, porque dessa forma identificamos quem é o tutor, quem é a pessoa responsável em cuidar daquele animal”, explica a defensora pública Fernanda Marcião. A tutora da poodle Nicole, Lorena Pantoja, procurou a novidade para garantir “uma proteção a mais” para a cadela. “Tudo o que for possível para garantir a proteção, direitos e benefícios é importante, por isso emitimos o documento”.
Serviço
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o RG Animal é uma política pública para gerar dados essenciais sobre cães e gatos no Brasil: quantos existem, quantos foram castrados ou microchipados e onde estão. Atualmente, o Brasil tem aproximadamente 62,2 milhões de cães e 30,8 milhões de gatos, com cerca de 35% deles vivendo nas ruas ou abrigos. O cadastro pode ser feito pela internet no site https://sinpatinhas.mma.gov.br/login