
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cumpre nesta sexta-feira (3) o segundo dia de compromissos em Belém (PA). A programação começa às 9h20, com visita às obras de macrodrenagem e urbanização do Canal da União. Às 11h, Lula deve conhecer o Museu das Amazônias, o Centro Gastronômico e o Parque de Bioeconomia e Inovação, localizado no Parque Futuro II. Já às 13h, a agenda prevê passagem pelo Parque da Cidade. O embarque para São Paulo está marcado para 14h50.
Durante a estadia em Belém, o presidente está acompanhado do governador Helder Barbalho (MDB) e do ministro das Cidades, Jader Filho.
Primeiro dia em Belém
Na quinta-feira (2), Lula deu início à agenda voltada às obras que preparam a capital para receber a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em 2025. O presidente visitou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Una e participou da cerimônia de anúncio de investimentos em drenagem, além da inauguração do Parque Linear da Nova Doca.
Em discurso, Lula destacou que os investimentos deixarão um legado permanente à população de Belém.
“Para cuidar do planeta Terra, a gente começa cuidando da cidade onde vai ser a COP. Os estrangeiros vão embora, mas as obras ficam para o povo de Belém, que merece isso e um pouco mais”, afirmou.
Segundo ele, a COP30 também será uma vitrine para o Brasil no cenário internacional.
“Nós vamos virar motivo de orgulho para o mundo. A partir dela, ninguém vai ter dúvida de que o Brasil é soberano e não deve nada a nenhum país”, completou.
Nova Doca
Um dos destaques das entregas foi o Parque Linear da Nova Doca, construído em parceria entre os governos federal e estadual, com investimento de R$ 312,2 milhões da Itaipu Binacional. A área de 24 mil metros quadrados se estende por 1,2 quilômetro ao longo do canal da Doca e da Avenida Visconde de Souza Franco.
O projeto inclui via elevada, ciclovia, paisagismo, espaços de lazer, mirantes, academia ao ar livre, quiosques de alimentação e parque infantil, além da recuperação de calçadas e pavimentação.
O ministro das Cidades, Jader Filho, destacou as melhorias já percebidas pela população.
“Nós temos uma outra Belém, que a partir dessas obras se transforma em uma cidade melhor. Ainda há desafios, mas avançamos muito”, disse.